A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em parceria com a Fundação Síndrome de Down (FSB) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com apoio da Melífera Filmes, está produzindo e divulgando materiais didáticos (cartilha, vídeos e animações) para contribuir com a prevenção do COVID-19 em jovens com síndrome de Down.
”Trata-se de um trabalho estratégico para que em populações especiais possamos fazer um trabalho direcionado para esse jovens. Este trabalho integrará noções de alimentação saudável, atividade física, auto-proteção, distanciamento, lidar com o stress causado pelo confinamento domiciliar. Esperamos dessa forma estar contribuindo para a redução da transmissão do COVID-19 nos jovens e indivíduos que têm síndrome de Down” afirma o cardiologista e professor da PUC-Campinas Prof. Dr. Francisco Kerr Saraiva.
O Dr.Saraiva explica que a SBC apoia a iniciativa por dois motivos centrais:
1.Portadores de Síndrome de Down têm alta incidência de cardiopatias , uma das principais causas de morte nessa população.
2. A incidência de sobrepeso e sedentarismo é altíssima nessa população aumentando de sobremaneira o risco de hipertensão e diabetes nessa população.
“Uma das obrigações da Sociedade Brasileira de Cardiologia é a prevenção das doenças cardiovasculares através de ações que possam combater os fatores de risco ( dieta saudável e estímulo à prática de exercícios)”, acrescenta o Dr.Saraiva.
O material produzido em vídeo como fruto da parceria foi traduzido e está sendo distribuído amplamente por vários países.