Mais de 29 mil pessoas beneficiadas com a Praça da Cidadania, que ofereceu 180 serviços voltados para estilo de vida saudável em 7 cidades. Capacitação de representantes de 263 ONGs e 11 iniciativas selecionadas para receberem apoio da empresa no Edital “Ideias para um Mundo Melhor”. Estas foram algumas das ações socioambientais promovidas em 2019 pela Coca-Cola Femsa Brasil e que estão relatadas no Relatório de Sustentabilidade que acaba de ser lançado pela empresa.
Um destaque relevante de 2019, assinala a Coca-Cola Femsa Brasil, foi o lançamento da SustentaPET, agregadora inaugurada em São Paulo, que tem como objetivo o incentivo à reciclagem do material PET. Já são mais de 700 mil garrafas de PET por dia destinadas corretamente à reciclagem, desde que a empresa começou a operar.
“Além disso, ela ainda gera impactos positivos importantes sob os pontos de vista ambiental e social, com o fomento à economia circular e à agregação de valor ao trabalho de cooperativas e catadores individuais”, observa Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.
A gerente assinala que o Relatório abordou, para além dos impactos dos projetos, “dados relevantes sobre a gestão da empresa no Brasil, como aspectos relacionados à diversidade e inclusão, treinamento e bem-estar de colaboradores, direitos humanos e voluntariado, além das temáticas ambientais, principalmente no que diz respeito à água, energia e resíduos”.
Ideias para um mundo melhor – O Edital “Ideias para um mundo melhor”, cujos resultados do ano passado foram apontados no Relatório de Sustentabilidade 2019, é hoje uma das principais iniciativas no país de apoio a projetos de organizações não-governamentais.
Dentre os critérios estabelecidos para a escolha das 11 ONGs vencedoras em 2019, um dos mais importantes era o alinhamento aos pilares de Sustentabilidade da companhia, por meio dos temas meio ambiente, desenvolvimento comunitário e estilo de vida saudável.
No ano passado, a edição recebeu um aporte total de até R$ 350 mil, sendo até R$ 50 mil para cada uma das sete cidades contempladas: Marília, Sumaré, Jundiaí (todas em SP), Itabirito (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba e Maringá (PR), tendo este valor rateado entre as ONGs que se situam na mesma localidade. Os projetos escolhidos passaram a ser acompanhados de perto pela Coca-Cola FEMSA Brasil.
Outras ações – O Relatório de Sustentabilidade 2019 da Coca-Cola Femsa Brasil cita outras ações ocorridas no ano passado. Entre elas, os Programas de educação ambiental como RenovAção em Jundiaí e Minha Galera Faz Eco em Itabirito, impactando mais de mil estudantes.
Outra iniciativa relevante foi o redesenho do programa de Inclusão e Diversidade com a redefinição dos grupos prioritários: pessoas com Deficiência; equidade de gênero; LGBTQI+; etnia; gerações e multiculturalidade. Além disso, 3.673 colaboradores foram envolvidos no Programa de Voluntariado, o que representou 164 mil horas de trabalho voluntário.
O Relatório pode ser acessado aqui