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Inscrições para fórum gratuito sobre educação entram na reta final
Mesa redonda da edição do Fórum em 2023 (Foto Divulgação)

Inscrições para fórum gratuito sobre educação entram na reta final

Com transmissão ao vivo, evento on-line será realizado no dia 23 de maio, quinta-feira, das 9h às 12h30; há vagas presenciais limitadas para participar do fórum em Campinas  

Com a participação da escritora, filósofa, intelectual pública e ativista da justiça social, Djamila Ribeiro, a terceira edição do Fórum Diálogos na Educação, promovida pelo Instituto EP, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23 de maio, a partir das 9h, com o tema “Ser e Pertencer no Ambiente Escolar”. O evento gratuito é voltado a educadores e terá transmissão on-line, ao vivo, entre 9h e 12h30. As inscrições antecipadas para o evento online darão direito à certificado e podem ser feitas pelo site do evento.

Há vagas presenciais limitadas para educadores acompanharem a programação da manhã, em Campinas, com inscrições antecipadas obrigatórias pelo link: https://bit.ly/FORUM-VAGAS-LIMITADAS-MANHA Já no período da tarde, grupos de trabalho irão aprofundar, de forma prática, diferentes aspectos do tema principal do evento. Não há mais vagas disponíveis para esse período.

O Fórum de 2024 terá início com a apresentação do projeto vencedor do Concurso Cultural Boas Práticas na Educação, realizado pelo Instituto EP e selecionado entre projetos enviados por professores da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública.

Em seguida, às 9h30, haverá palestra de Djamila Ribeiro, escritora, filósofa, intelectual pública e ativista da justiça social. Membro da Academia Paulista de Letras, Djamila é uma voz fundamental na sociedade, trazendo à tona questões cruciais sobre racismo, gênero e desigualdade.

A programação seguirá com uma mesa redonda para discutir o tema “Ser e Pertencer no Ambiente Escolar”, com a participação de pedagogas, entre elas, Telma Vinha, doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Telma destaca a importância do professor “que conversa, pergunta sobre a vida, as dificuldades, que se conecta, acolhe, considera o que o estudante diz, procura agir com justiça e cuidado, contribuindo para que ele se sinta conectado com a escola”.

“Atualmente, há inúmeras pesquisas que contribuem para compreendermos os diferentes tipos de problemas de convivência e as violências estruturais, assim como possibilidades mais construtivas de intervenções coordenadas e complementares. Sabe-se que a qualidade da convivência nas escolas pode e deve ser planejada como as demais áreas do currículo, com ações de prevenção, promoção e de atenção. É fundamental a discussão sobre a relevância de políticas públicas consistentes que promovam uma convivência cada vez mais cidadã e democrática nas escolas e em redes, para que as instituições educativas possam se tornar, cada vez mais, espaços de aprendizado, segurança, acolhimento e pertencimento”, afirma Telma.

Eliete Aparecida de Godoy, doutora em Educação e professora e diretora da Faculdade de Educação da PUC Campinas, estará também na mesa redonda e reconhece a importância da parceria com a PUC para aproximar o Fórum dos alunos, especialmente dos cursos de licenciatura, e para a formação de professores polivalentes que cursam pedagogia. “É fundamental levar os professores a discutir essa temática de ser e pertencer na escola, com foco nos estudantes, ao mesmo tempo em que eles se descobrem nesse contexto. Uma questão relevante é o desafio de fazer com que os estudantes se sintam parte da escola e sejam protagonistas – e isso pode encontrar resistência das próprias crianças e famílias em se abrirem para outras possibilidades em relação à escola, tornando-se parte da comunidade escolar. É preciso destacar que a comunidade também tem suas expectativas e nem sempre elas vão ao encontro do que os alunos desejam”, explica Eliete.

Para Paula Beatriz de Souza Cruz, pós-graduada em Gestão Educacional e Docência no Ensino Superior e diretora de Escola Estadual, que estará na mesa redonda, “ser e pertencer no ambiente escolar expressam uma perspectiva sobre o futuro da Educação, com olhares diferenciados para docentes, estudantes e seus responsáveis, funcionários e toda a comunidade escolar. É primordial que, no futuro, estejamos atentos a tudo. Podemos não atingir a todos, mas uma pessoa que tenha sua realidade transformada fará grande diferença no mundo, no qual as desigualdades sociais, políticas, educacionais, econômicas estão presentes”.

O Instituto EP atua há mais de 20 anos com educação, com apoio a diferentes projetos. Por meio do Fórum, o Instituto EP busca conectar poder público, iniciativa privada, secretarias de educação, profissionais da educação e diversas outras áreas, promovendo o diálogo e a troca sobre boas práticas na educação que já ocorrem dentro das escolas.

Para acessar a transmissão, clique https://www.dialogosnaeducacao.com.br/aovivo/

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