Diversos grupos de cultura popular, em um encontro de afeto, alegria e fraternidade. A edição de 2015 do Balaio das Águas, do Ponto de Cultura Ibaô, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, abre o Carnaval de Campinas neste sábado, dia 31 de janeiro, a partir das 12 horas. Capoeira, Afoxé, Jongo, Samba de Bumbo e Tiririca, entre outros estilos e expressões culturais, reunidos no Balaio das Águas.
O festejo será aberto com as Caixas do Divino, pelo Grupo Caixeiras das Nascentes. As Caixas do Divino são modalidades de tambores pequenos, originários da Festa do Divino no Maranhão. As Caixeiras das Nascentes procuram fazer uma releitura das manifestações e expressões da cultura popular e propiciar espaços para a troca de saberes.
Em seguida, apresentam-se grupos como Ojú Obá, Urucungos, Samba de Yayá, Jongo Dito Ribeiro/Jongo Filhos da Semente, Bateria Alcalina, Tambores de Aço Nação Tainã, Puxada de Rede Raízes do Brasil, Maracatucá e Afoxé Ibaô Inã ati Omi. Um verdadeiro desfile com as múltiplas faces da espiritualidade e da cultura mestiça brasileira.
O cardápio do Balaio das Águas é condimentado com comidas típicas da diversidade cultural nacional. Acarajé, galinhada, “carne loka” e pastel, entre outros itens, para nutrir a festa.
O Ponto de Cultura e Memória Ibaô fica na rua Ema, 170, na Vila Padre Manoel da Nóbrega. Mais informações: (19) 3342.5911 e 99111.3747.