Campinas recebe a partir desta sexta-feira, 27 de fevereiro, e até domingo, 1 de março, representantes de mais de 40 Pontos de Cultura e Fóruns Regionais da Cultura Viva. Será o Encontro de Planejamento do Fórum Permanente dos Pontos de Cultura de São Paulo, que terá a presença da deputada Leci Brandão e discutirá a Lei Estadual e Lei Municipal da Cultura Viva. Como atrações, cortejo de tambores, teatro de mamulengos e rodas de Jongo, entre outras.
A programação terá atividades na Câmara Municipal de Campinas, Casa de Cultura Fazenda Roseira e Casa de Cultura Tainã. “A expectativa desta reunião é o planejamento de ações conjuntas entre os movimentos sociais e as diversas instâncias poder público, para o fomento da Política Nacional de Cultura Viva. Os princípios de gestão compartilhada regem o Cultura Viva desde a sua criação”, afirma Marcelo das Histórias, do Ponto de Cultura NINA, um dos organizadores do Encontro.
O debate sobre a Política Federal, Estadual e Municipal de Cultura Viva dará a tônica do primeiro dia do Encontro, nesta sexta, às 14 horas, na Câmara Municipal de Campinas, com a participação de convidados como a deputada estadual Leci Brandão, autora da Lei Cultura Viva do estado de São Paulo; Carlos Neder, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e representante da Secretaria de Cultura de SP; Gustavo Petta, autor da Lei Cultura Viva Municipal de Campinas; e Alexandre Santini, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
No sábado e domingo, as atividades serão na Casa de Cultura Fazenda Roseira e Casa de Cultura Tainã. Haverá apresentação da banda Choque Vermelho e performance dos Pontos de Cultura que participam do Encontro. Além disso, haverá a estréia do programa de WebTV “Batida de Ponto” com o tema Casa de Cultura Fazenda Roseira – Ancestralidade e Resistência”.