Recife é a única cidade brasileira candidata a sediar a Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que acontecerá em 2016. A primeira reunião preparatória da Habitat III será realizada nos dias 17 e 18 de setembro em Nova York, na sede da ONU.
O Comitê Recife Pró-Habitat III 2016 está promovendo várias atividades, com o propósito de sensibilizar as Nações Unidas, mostrando as condições de infraestrutura, hospedagem e em sustentabilidade para sediar o evento.
Desde 1976, com a Habitat I, realizada em Vancouver, no Canadá, a ONU promove a cada duas décadas uma grande conferência para avaliar o estado da urbanização e da moradia em todo mundo. A Habitat II foi em Istambul, na Turquia, em 1996.
Aprovada pela Assembleia Geral da ONU no final de 2013, a Habitat III terá como grandes objetivos renovar os compromissos, verificar os avanços já obtidos no desenvolvimento urbano sustentável, apontar os desafios e estratégias para as próximas décadas e discutir os problemas urbanos novos e emergentes no cenário internacional.
A Habitat III será o primeiro grande evento das Nações Unidas após a definição da Agenda Pós-2015, que está sendo construída para dar sequência aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que expiram no próximo ano. Desta forma, Habitat III será, na visão da ONU, instrumento chave para a materialização da agenda de desenvolvimento pós-2015, visando a construção do “Futuro urbano que queremos”.
Desde a Habitat I, de 1976, o perfil urbano mudou completamente em todo planeta. Em 2008 pela primeira vez a população urbana ultrapassou a rural. As estimativas são de que em 2050 a taxa planetária de urbanização será de 70%. As cidades já respondem por 70% do PIB global. Em contrapartida, a metropolização da pobreza ocorre na mesma velocidade. Como assegurar que milhões que vivem nas cidades saiam da situação de pobreza é um dos grandes temas para a agenda pós-2015 e par aa Habitat III.