Continuam abertas as inscrições para o 24º Encontro e a 24ª Assembleia Nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), que será realizado entre os dias 23 e 25 de junho, em Campinas, no Solar das Andorinhas. Crise hídrica, aquecimento global e o fim dos lixões – previsto para 2014, mas ainda não concretizado – serão alguns dos temas principais do evento, que acontecerá no Solar das Andorinhas. Será uma oportunidade histórica para Campinas e região discutirem temas fundamentais para o futuro de fato sustentável no espaço regional. Mais informações e inscrições no site do evento: http://ambientecampinas.wix.com/anamma
O 24º Encontro e a 24ª Assembleia da ANAMMA, em Campinas, começam no dia 23 de junho com abertura solene às 19:30 horas, com a presença prevista do presidente da Associação, Pedro Wilson Guimarães; o prefeito Jonas Donizette; o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, presidente estadual da ANAMMA; a secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias; o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rossilho.
No dia 24 de junho, acontecerão quatro Mesas-Redondas: Gestão de Resíduos Sólidos, Financiamento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica e A cidade que temos e a cidade que queremos. Também acontecerão os painéis especiais O Pioneirismo em Logística Reversa e Experiências Exitosas em Logística Reversa, ambos ligados à temática da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Outro painel especial será sobre a Lei Complementar nº 140/2011, que fixa normas sobre a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora.
No dia 25, quinta-feira, acontece a 24ª Assembleia Nacional da ANAMMA, com eleição da diretoria para o biênio 2015/2017. Após o almoço, haverá visita técnica à Usina Solar de Tanquinho, da CPFL, e o plantio compensatório de árvores, relacionado às emissões de carbono ocorridas em função do evento.
Também à tarde, serão realizadas mais duas mesas, “Oportunidades na economia de baixa intensidade de carbono frente às mudanças climáticas” e “Agrotóxicos no Brasil: desafios para os municípios”.
No início do século 21, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) perdeu a chance histórica de ser a primeira, e provavelmente a única, no Brasil a ter uma Agenda 21. Agora a RMC terá uma nova oportunidade para desenhar um futuro de fato sustentável, com o evento da ANAMMA.