Performances, exposições, exibição de filme e, claro, muita moda e gastronomia. É o Mercado Mundo Mix, que volta a Campinas neste final de semana, 8 e 9 de agosto, na Estação Cultura, em um dos maiores eventos de Economia Criativa do País. Serão mais de 150 expositores, 33 chefs de cozinha em 22 food trucks e 13 tendas, mais shows ao vivo, dj’s de renome da cena eletrônica, artistas de rua e muito mais, entre 10 e 21 horas.
Mais de 40 atrações serão oferecidas ao público ao longo dos dois dias de Mercado Mundo Mix. O Senac Campinas traz a exposição “O Brasil na Ponta do Lápis: Alceu Penna, Moda e Figurinos e 80 anos de Audrey Hepburn”, enquanto o artista Ronan Gonçalves apresenta a instalação “Memorial Árvore Humana”.
A cultura africana e sua influência na moda é tema do workshop de turbantes, que irá abordar vários tipos de amarrações de lenços, turbantes e de roupas, tendo como fio condutor elementos da cultura afro contemporânea. O workshop terá a participação dos palestrantes Justine Armani (docente de moda do Senac Campinas), Isabel Alvez (estilista da grife Criolê) e Eleonora Alves (presidente do Ponto de Cultura Caminhos).
O curta-metragem “Dudu está solteiro”, com roteiro e direção de Roberto Limberger, realizará sua primeira exibição no Mercado Mundo Mix, no sábado, às 18h. O filme foi contemplado pelo Edital ProAc nº 30/2014 – Promoção das Manifestações Culturais com Temática LGBT, realizado com apoio da Papillon Produções Artísticas e Instituto Ideia Coletiva. O curta-metragem retrata um pouco do cotidiano sentimental/sexual do jovem Eduardo, solteiro e sempre se envolvendo em pequenos casos amorosos.
O grupo musical Ungambikkula estará no Mercado Mundo Mix com sua sonoridade universal e híbrida – uma mistura de rock, música erudita, rock progressivo e música étnica. Para revisitar a tradição, que até hoje seduz os olhares de crianças e adultos, a Cia do Circo irá participar com números de malabares, perna de pau e equilibrista.
Sobre o MMM – O Mundo Mix é considerado uma grande oportunidade para artesãos, designers e artistas de diversos segmentos exporem e comercializarem seus trabalhos sem o alto investimento necessário para se montar um negócio. Muitos profissionais de renome hoje no mercado deram seus primeiros passos no Mundo Mix e marcas como Chilli Beans e Cavalera surgiram lá dentro. Foi também no Mercado Mundo Mix que tendências de comportamento e novas profissões e talentos ganharam destaque. A cultura clubber, o aparecimento das primeiras raves e dos primeiros festivais de música eletrônica aconteceram em volta do Mundo Mix, que representa todo esse movimento surgido nos anos 1990 e que perdura até hoje.
De acordo com Beto Lago, idealizador do Mercado Mundo Mix, o evento tem o intuito de transformar criatividade em resultado e, mais que isso, pensar as relações em comunidade. “Propomos um novo olhar sobre o empreendedorismo, que pede multidisciplinaridade por parte do empreendedor, atenção a novas profissões e tem a economia colaborativa como seu carro-chefe”, explica Beto Lago
Um exemplo clássico da Economia Criativa, ainda segundo Beto Lago, é a febre dos food trucks, que leva às ruas propostas de alimentação que até então só estavam disponíveis dentro de restaurantes. Para esta edição, serão mais de 30 opções de comida de rua oferecidas em trucks, bikes e chefs. “Ampliamos o horário do Mundo Mix para que as pessoas possam vir e almoçar com a família, passear, encontrar com os amigos e ter acesso à cultura popular gratuita”, finaliza o idealizador.
Com horário de funcionamento das 10h às 21h e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, o Mercado Mundo Mix tem entrada franca e estacionamento gratuito para mais de 2 mil carros. Em sua última edição em Campinas, em março deste ano, o evento recebeu mais de 40 mil pessoas nos dois dias. A expectativa para esta edição é de novo recorde.
Toda a programação cultural:
Dia 8 (sábado) Atrações no Palco Principal
10h às 12h Dj Will Robson (rádio Mundo Mix)
12h às 12h50 Dj Aimec
13h às 13h50 Dj Aimec
14h às 14h30 Cia. do Circo
14h40 às 15h30 Dj Aimec
15h40 às 16h20 Dança do ventre (Grupo Lince Negro)
16h30 às 16h35 WM Crew Trio
16h35 às 16h40 Funk E
17h às 17h50 Workshop Show Turbantes
18h às 18h50 Dj Club 88 Dj Fuji Fujimiro
19h às 19h10 Jack Furacão
19h10 às 20h00 Dj Club 88 Dj Bruna Werneck e Dj Doug Vieira
20h às 20h50 Dj Club 88 Dj Yuri Frainer e Dj Rique Moraes
20h50 às 21h Dj Will Robson (encerramento)
Nos intervalos entre uma atração e outra a discotecagem é do Dj residente Will Robson.
Dj Club 88 No entardecer do evento, sábado, os djs residentes da Wolf, festa
descoladíssima no Club 88, tocam e animam o MMM. São eles: Fuji Fujimiro, Bruna
Werneck, Doug Vieira, Yuri Frainer e Rique Moraes.
Sábado Vagão trem
11h Teatro de bonecos espetáculo O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes
Sábado Cinema Subterrâneo
18h lançamento do curta “Dudu está solteiro”
Sábado Sala de Teatro
20h Teatro adulto Temporada Teatral da Sala dos Toninhos
Dia 9 (domingo) Palco Principal
10h às 12h Dj Will Robson (rádio Mundo Mix)
12h às 13h Dj Maks
13h10 às 14h20 Dj Beatflavor
14h30 às 16h Dj Kenji e Dj Helena (coletivo Afluxus)
16h20 às 16h25 WM Crew
16h25 às 16h30 Polo Funk Masters
16h30 às 17h30 Dj Vini Guimarães
17h40 às 18h50 Dj Fred Jorge
19h às 19h15 Victor Piercing
19h30 às 20h50 Dj Barata
20h50 às 21h Dj Will Robson
Nos intervalos entre uma atração e outra a discotecagem é do Dj residente Will Robson.
Domingo Vagão trem
11h Teatro de bonecos espetáculo Bendito os Beneditos
Domingo Cinema subterrâneo
17h Retrospectiva MoDivese
Serão 5 filmes, totalizando 60 minutos de sessão. Os filmes foram exibidos no MoDivese Mostra da Diversidade Sexual de Campinas em outras edições.
Domingo Sala de Teatro
18h Teatro adulto Temporada Teatral da Sala dos Toninhos
Sábado e domingo exposições
Senac Campinas promove as exposições: O Brasil na ponta do lápis: Alceu Penna, moda e figurinos e 80 anos de Audrey Herpburn.
Exposição Memorial Árvore Humana projeto conduzido pelo artista Ronan Gonçalves
Intervenções e studio móvel Hercules Florence
Sábado e domingo Kong Slackline
Cronograma:
(O mesmo vale para os dois dias)
10h Fitas livres para prática
14h Oficina para novos praticantes17h Demonstração de Trickline (Modalidade de competição composta por manobras e combos)
19h Demonstração de Highline (Fita em altura montada em cima do palco). 10 fitas de slackline serão disponibilizadas conforme a disposição do espaço.