Por Adriana Menezes
O cenário é perfeito: uma antiga estação de trem, sol, espaço, estacionamento, temperatura agradável, entrada franca, gente circulando e comprando, produtos exclusivos, criatividade, música, teatro, espontaneidade, liberdade, projetos sustentáveis, preços atraentes e um corredor de food trucks charmoso e gostoso. Não foi à toa que o Mercado Mundo Mix voltou a Campinas cinco meses depois do sucesso da edição de março, quando teve mais de 40 mil visitantes em dois dias. Desta vez, a feira voltada para a Economia Criativa retornou à cidade e trouxe mais uma opção de lazer e compras para a região, totalizando 25 mil visitantes no fim de semana.
O consumo consciente é uma das mais importantes marcas em comum dos mais de 150 expositores do evento. Lelia Mures e Gustavo Trevisolli, da marca Line Store, vieram como expositores atraídos pelos resultados da primeira edição de 2015 em Campinas, há cinco meses. O casal soube por um amigo que participou da última feira e comentou com eles. A marca carioca existe desde 2012 e produz peças em couro (bolsas, carteiras, mochilas, bijouxs e acessórios em geral em couro).
“Nosso projeto é sustentável. Compramos pedaços de pele descartados por grandes empresas que trabalham em grandes escalas” explica Lelia. O que iria virar lixo, ela transforma em peças perfeitas e exclusivas. Lelia é estilista, com experiência no mercado de moda, e seu marido e sócio trabalhava com computação, mas hoje se dedica ao empreendimento do casal. Quando começou, a estilista fazia bolsas apenas para as amigas. Hoje participa de feiras e vive dessa atividade.
Consciência
“As pessoas estão tomando consciência de não ter produto de descarte ou produtos feitos por trabalho escravo, ou que agridem a natureza, como o fast fashion que prejudica o meio ambiente”, acredita Lelia. Já conhecido como precursor de tendências, o Mercado Mundo Mix aponta para esse novo comportamento de consumo e de moda, do consumo consciente.
A expositora Mirna Mora veio de São Paulo para participar do Mercado Mundo Mix de Campinas com sua marca Mobu Acessórios. Há dois anos ela produz peças do tecido neoprene, utilizado em roupas de mergulho, mas há cinco anos ela já participa de feiras com suas bijouterias. Mirna estava feliz no sábado com o movimento da edição deste fim de semana no interior. As peças de neoprene são as mais vendidas, como lixo para carro, mouse pad, porta-moeda e inúmeros acessórios práticos.
Novas ideias
Já o casal paulistano Rafael Castellani e Joyce Rayane, que esteve em março em Campinas no último Mercado Mundo Mix, voltou com a cerveja Velhas Virgens Rockin’ Beer para esta edição de agosto. Atraídos pelo bom público, trouxeram novamente a Ford Rural Amarela 1986 de onde tiram a cerveja por uma torneira instalada no carro.
O fotógrafo Ricardo Lima também repetiu sua instalação no vagão da antiga locomotiva, como fez em março, onde tirava fotos produzidas com exclusividade, ao gosto do cliente. No mesmo vagão, o estilista Vicente Perrotta expôs suas roupas artesanais e autorais.
Programação cultural
O Mercado Mundo Mix de Campinas, edição de agosto, teve mais de 150 expositores, 33 chefs de cozinha em 22 food trucks e 13 tendas, uma programação cultural com 40 atrações que incluíram galeria de arte, intervenções artísticas, shows ao vivo, dj’s, filmes, teatro e artistas de rua.
O Senac Campinas fez a exposição “O Brasil na Ponta do Lápis: Alceu Penna, Moda e Figurinos e 80 anos de Audrey Hepburn”, enquanto o artista Ronan Gonçalves apresentou a instalação “Memorial Árvore Humana”.
A cultura africana e sua influência na moda foi tema do workshop de turbantes. O curta-metragem “Dudu está solteiro”, com roteiro e direção de Roberto Limberger, fez sua primeira exibição no Mercado Mundo Mix, no sábado, às 18h. O grupo musical Ungambikkula também se apresentou na estação. E a Cia do Circo realizou números de malabares, perna de pau e equilibrista. Nas manhãs de sábado e domingo teve teatro de bonecos, com os espetáculos ‘O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes’ e ‘Bendito os Beneditos’. Às 18h de domingo houve apresentação de teatro adulto dentro da temporada teatral da Sala dos Toninhos da Estação Cultura.
Com horário de funcionamento das 10h às 21h e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, o Mercado Mundo Mix teve entrada franca e estacionamento gratuito para mais de 2 mil carros. Veja a seguir cenas do Mercado Mundo Mix na Estação Cultura de Campinas pelas lentes de Martinho Caires.
Olá!
Somos da Line Store, e vocês publicaram uma ótima matéria no site sobre nós e outros expositores no mercado mundo mix, porém na matéria o nome da marca saiu como Leni, ao invés de Line, e do Gustavo Trevisolli saiu Gustavo Previsolli, não sei se dá para corrigir, mas se der, seria bacana porque pretendemos divulgar ela em posts patrocinados no nosso facebook!
Ah, e o nome da Lelia é sem acento!
O texto está ótimo, adoramos o site e as notícias!
Atenciosamente,
Equipe Line
linestoreleather@gmail.com
Instagram: line_store
facebook.com/linestoreleather