Em uma sociedade onde cada mergulho é um flash e cada esquina serve de plano de fundo para um selfie, a artista visual Ana Angélica Costa percorre o caminho inverso e lança hoje, no Dia da Fotografia, o livro ‘Possibilidades da Câmera Obscura’. A obra reúne trabalhos de produção de fotos em câmeras artesanais – mais conhecido como pinhole – em diferentes cantos do Brasil.
O lançamento em Campinas acontece na Livraria da Vila, no Shopping Galleria, com palestra gratuita, das 19h às 19h30, sobre as “Possibilidades da câmera obscura na arte e na educação’, seguida por bate-papo com a autora e mesa de autógrafos, até 21h30.
Um deleite para os amantes da fotografia, a obra vai além das imagens e conta, em suas 262 páginas, a relação com a fotografia pinhole e o percurso que cada um dos coautores percorreu ao desenvolver seu trabalho.
“Uma forte característica do uso de câmeras pinhole é permitir que o fotógrafo interfira nos processos de construção da câmera e da imagem resultante, permitindo à fotografia adquirir sentidos diversos daqueles contemporâneos ao momento da sua invenção. A fotografia pinhole constitui hoje um profícuo território de pesquisa para artistas e educadores”, explica Ana Angélica Costa.
A programação do lançamento começará, às 19h, com a palestra ‘Possibilidades da câmera obscura na arte e na educação’, ministrado por Ana Angélica, organizadora do livro. Nele, os participantes aprenderão como funciona o fenômeno da câmera obscura e sua utilização nos campos da arte e da educação. Também serão apresentados e discutidos alguns trabalhos desenvolvidos no Brasil nos últimos anos. Logo após, haverá bate-papo sobre o processo de construção do livro ‘Possibildades da Câmera Obscura’.
Sobre Pinhole: Esta técnica fotográfica utiliza um processo de produção de imagens sem necessidade do uso de câmeras convencionais. Estas são substituídas por materiais simples como latas de alumínio ou caixas de sapatos que recebem um pequeno furo de agulha no lugar das lentes. Através desse buraco entra a luz e se forma a imagem.
A artista visual Ana Angélica Costa é fundadora do Projeto Subsolo (www.projetosubsolo.com), ganhadora do XIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia Funarte e do I Edital de Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura na categoria de Artes Visuais. Seu livro foi produzido com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro e da Funarte (Fundação Nacional das Artes).
Lançamento do livro ‘Possibilidades da câmera obscura’’
Data: 19/08/2015
Classificação: Livre
Local: Livraria da Vila – Shopping Galleria – Rodovia D Pedro I s/nº – Jardim Nilopolis, Campinas, SP
Programação
Palestra Possibilidades da câmera obscura na arte e na educação
Horário: 19h às 19h30
90 vagas
Lançamento do livro Possibilidades da câmera obscura
Horário: 19h30 às 21h30