Mais de 3 mil atletas com 60 anos ou mais, de cerca de 220 municípios paulistas, participarão em Campinas da final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) de 2015, entre os dias 7 e 11 de outubro. Serão 14 modalidades em disputa, na maior competição esportiva do gênero no Brasil e que representa mais um passo na retomada da realização de grandes eventos esportivos na cidade, após décadas de estagnação no setor.
A contagem regressiva para a realização dos JORI 2015 em Campinas foi aberta em cerimônia na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, no Salão Azul da Prefeitura, pelo prefeito Jonas Donizette. Ele destacou “o esforço de toda a administração, de várias secretarias” para a realização do evento, desde o momento em que Campinas assumiu o compromisso, em função da desistência de Araraquara, que sediaria inicialmente os Jogos deste ano.
Outros parceiros estão contribuindo. Caso do premiado cartunista Dalcio, autor do mascote dos JORI 2015: uma andorinha portando a tocha olímpica, na realidade o mapa de São Paulo estilizado.
Colaboração também de onze clubes sociais de Campinas, que vão sediar as competições, junto com o Ginásio do Taquaral. Parceria, ainda, da Guardinha e dos Patrulheiros, que vão, ao lado de 14 escolas municipais e da 11a Brigada de Infantaria Leve, abrigar os atletas de fora. As escolas municipais foram acionadas porque as escolas estaduais, ao contrário de outros anos, não estarão disponíveis para receber os atletas dos JORI, em função do calendário escolar que foi modificado como consequência da greve de professores no primeiro semestre.
Participarão em Campinas os atletas vencedoras das dez etapas regionais dos JORI, realizadas desde o início do ano. Os jogos correspondentes à Região Administrativa de Campinas, por exemplo, aconteceram entre 19 e 23 de agosto, em Mogi Guaçu. “Com certeza toda a população vai receber com muito carinho os atletas, pois muitos deles ainda não conhecem Campinas e acabarão pedindo informações aos moradores durante sua estadia na cidade”, destacou o prefeito Jonas Donizette.
Resgate de competições esportivas – O secretário municipal de Esportes, Dario Saadi, reiterou a importância do esporte como “motor da vida saudável e qualidade de vida para os habitantes”. Daí, segundo ele, a decisão do governo municipal em aceitar o desafio de Campinas sediar as finais dos JORI 2015. “Foi um ato de ousadia”, definiu o secretário.
Saadi sublinhou outras ações que vêm sendo feitas em Campinas, para a cidade retomar o protagonismo nos esportes – além das modalidades tradicionais, como o futebol, que já recebem apoio intensivo. Citou os casos da 1ª Maratona de Campinas e do 1º Circuito de Corridas dos Distritos, iniciado no domingo, 20 de setembro, com a etapa de Barão Geraldo. Novas etapas acontecerão em Nova Aparecida (11 de outubro), Campo Grande (22 de novembro) e Ouro Verde (20 de dezembro).
A motivação dos JORI – A organização dos JORI 2015 em Campinas vem tendo a participação especial da primeira-dama do município, Sandra Ciocci Ferreira. Ela diz que uma das motivações para seu empenho pessoal é “o reconhecimento aos atletas que tanto contribuíram com a cidade e o país” e agora merecem o apoio quando estão migrando para uma nova faixa etária.
A primeira-dama também destacou o aspecto pedagógico e educacional dos Jogos Regionais dos Idosos. Ela lembrou que estudantes de Educação Física da PUC-Campinas e Unicamp, por exemplo, estarão participando, acompanhando as competições. “O esporte é fundamental para a saúde, esta é a mensagem central”, sintetizou. (Por José Pedro Martins)