Um convite para o reencontro com a infância. Este é o núcleo da peça “Achadouros de Infância”, inspirada na obra O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, que estreia neste dia 28 de novembro, sábado, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS Guanabra). A adaptação é do jovem grupo de teatro Desatino do Astrolábio, dirigido por Miguel Atênsia, ator e professor do Conservatório Carlos Gomes. A peça fica em cartaz no CIS Guanabara por dois finais de semana (28 e 29/11; 05 e 06/12 – sábados às 20h e domingos às 16h) e terá apresentação única no Casarão dia 04 de dezembro, sexta-feira, às 19 horas.
Voltada para o público adulto e infantil (a partir de 7 anos), a montagem também inclui a obra do poeta Manoel de Barros entre as referências do universo infantil. O público será convidado a reencontrar sua própria infância como numa brincadeira de achadouro, com acompanhamento musical ao vivo e cenário colorido de flores e baús.
Jovens artistas – “Achadouros de Infância” é resultado do trabalho de cinco formandos do curso técnico profissionalizante de Arte Dramática do Conservatório Carlos Gomes, que compõem o grupo Desatino do Astrolábio: Bruno Almeida, Juliana Eiras, Júlia Vilar, Letícia Ruiz e Priscila Matos. Para ingressar na vida profissional, decidiram revisitar a infância porque desejavam falar de “algo que refletisse o que faz a gente ser o que é”.
Em maio de 2015, sob direção de Miguel Atênsia, o grupo começou a montagem, incluindo adaptação do texto, cenário, figurinos, produção cultural, cartaz de divulgação e folheto do programa. Para completar o trabalho, convidaram outros artistas jovens, como o campineiro Ariel Grininger, responsável pela trilha sonora (que tocará ao vivo durante o espetáculo), e o pernambucano Guilherme Moraes, que fez a aquarela inédita que ilustra o cartaz da peça. Diretor e atores realizaram dois retiros em busca de maior contato com a natureza, em total isolamento na Vila Yamaguishi, em Jaguariúna, por acharem coerente com a obra que inspira a peça.
Sinopse – Um grupo de crianças, no meio de uma brincadeira, convida todos a mergulhar no universo de Tistu – um menino que, depois de ser expulso da escola, é inserido em um novo sistema de educação criado pelo Sr Papai e Dona Mamãe. Em sua primeira aula de jardinagem, Tistu descobre que possui um dom absolutamente único: onde coloca o polegar, brotam flores das mais belas e variadas. Acompanhado de seus professores Sr Bigodes e Sr Trovões, e seu cachorro Ginástico, Tistu percorre a cidade de Mirapólvora e nos faz questionar as ideias preestabelecidas das pessoas grandes.
A montagem tem apoio da Sanasa, Almanaque Café e CIS Guanabara/Unicamp.
A distribuição de senhas acontece sempre 1 hora antes do início do espetáculo. Ingressos no chapéu.
PROGRAMAÇÃO
28/11 – sábado 20h – CIS Guanabara R. Mario Siqueira – Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)
29/11 – domingo 16h – CIS Guanabara R. Mario Siqueira – Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)
04/12 – sexta-feira 19h – Centro Cultural Casarão R. Maria Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão (na altura do km 15 da Estrada da Rhodia, em frente ao bairro Vila Holândia)
05/12 – sábado 20h – CIS Guanabara R. Mario Siqueira – Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)
06/12 – domingo 16h – CIS Guanabara R. Mario Siqueira – Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)
FICHA TÉCNICA Direção: Miguel Atênsia – Elenco: Bruno Almeida, Juliana Eiras, Júlia Vilar, Letícia Ruiz, Priscila Matos – Trilha sonora: Ariel Grininger – Iluminação: Amadeu Tilli – Arte gráfica: Júlia Vilar – Ilustração Tistu: Guilherme Moraes – Agradecimentos: Ângela Nagai, Dirceu de Carvalho, Edson Ortolan, Rafael Leoni.