A Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, foi o endereço do Teatro Municipal de Campinas, derrubado em 1965. Neste domingo, 29 de novembro, a partir das 14 horas, a praça será o palco da primeira edição do Festival RMC de Música Independente. Serão sete horas de shows gratuitos, com o melhor do circuito musical independente da Região Metropolitana de Campinas.
Na programação, shows com Doctor Mars, Kretynos, RagaR, S.E.T.I, Tio Mandrake, Cerka e outras bandas. A organização é da Central do Rock e do Ponto de Cultura Nina, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Gabiru Records, Motim Records, Cajueiro Áudio e Áudio Care.
Em sua primeira edição, o Festival propõe reunir bandas, grupos, artistas e produtores culturais que desenvolvam trabalhos autorais e tenham atuação no circuito independente, com o intuito de fortalecer um circuito musical associativo e colaborativo e que revele a diversidade multicultural da Região Metropolitana de Campinas.
O Festival RMC de Música Independente abraça a importante tarefa de alinhar as cidades do interior paulista em uma mesma demanda por estrutura e espaço, principais necessidades do cenário independente. O processo de curadoria foi realizado de forma colaborativa entre os apoiadores por meio da plataforma TNB – Toque no Brasil.
O principal objetivo da ação é criar conexões e articular diversos agentes responsáveis pela produção cultural independente das cidades de Campinas, Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaituba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, desde a organização e curadoria e que resultará em um espetáculo coletivo com variadas vertentes musicais.