Capa » Ecodesenvolvimento » Potência na biodiversidade, Brasil tem 9% da fauna conhecida no planeta
Potência na biodiversidade, Brasil tem 9% da fauna conhecida no planeta
Borboletas, entre as milhares de espécies de insetos catalogadas no Brasil(Foto José Pedro Martins)

Potência na biodiversidade, Brasil tem 9% da fauna conhecida no planeta

O Brasil tem 116.088 espécies de fauna já classificadas, o que representa 9% das espécies animais conhecidas na Terra. Este é o resultado do primeiro Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que contou com o trabalho de mais de 500 cientistas de vários países e apoio de muitas instituições. O levantamento inédito confirma que o Brasil é o líder global da biodiversidade, além de ser o país com maior volume (12%) de água doce do planeta. Os próprios envolvidos estimam que o número real de espécies de fauna no Brasil deve ser muito maior, o que demanda a continuidade dos estudos.

A apresentação do Catálogo foi feita ainda em dezembro, em Brasília. A maioria das espécies classificadas no Brasil é de artrópodes (94.000 espécies, ou 85% das registradas) e cordados (em torno de 10%). São quase 3 mil espécies de aves, 4.400 de peixes ósseos e mais de 1.000 espécies de anfíbios, além de 3.100 de Mollusca e 1.600 de Annelida.

Após o levantamento feito pelos cientistas, foi elaborada uma lista unificada, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. O trabalho também contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Zoologia, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Além das equipes administrativa e dos sistemas de informação, o trabalho contou com o trabalho de cerca de 50 coordenadores para os vários táxons pesquisados. São pesquisadores de várias universidades e outras instituições científicas, como a USP e Unicamp (no caso desta, André Rinaldo Senna Garraffoni, que coordenou os táxons Gastrotricha, Kinorhynchia e Nemertea).

O Catálogo pode ser acessado no link: http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/listaBrasil/ConsultaPublicaUC/ConsultaPublicaUC.do

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta