O Carnaval 2016 de Campinas começou com muita chuva neste sábado, 6 de fevereiro, o que não impediu a animação dos muitos blocos que saíram pela cidade e um exemplo foi a folia proporcionada pelas Caxeirosas na Praça do Coco, em Barão Geraldo. O grupo apresentou toda a sua energia no palco, enquanto centenas de moradores do distrito ou de outras regiões dançavam, muitos com os seus filhos, as marchinhas dos Carnavais de todos os tempos. Foi o décimo desfile das Caxeirosas, que se consolida cada vez mais como uma das mais importantes iniciativas em cultura popular nos últimos tempos na região metropolitana.
O desfile começou com os bonecões Zebeleu, Rosalinda e Belelinda, confeccionados de papel machê. As Caxeirosas são “filhas” do grupo Caixeiras da Guia, composto por mulheres que tocam caixas, inspirado nas caixeiras do Maranhão.
As Caxeirosas desfilam em Barão Geraldo desde 2006, tendo sido criadas por Cris Bueno, Inês Viana, Cia LápizLazuli, e Caixeiras das Nascentes, outra vertente das Caixeiras da Guia.
Em total conexão com a cultura popular, as Caxeirosas estão buscando o resgate das festas mais tradicionais, tendo começado com o Carnaval e, no ano passado, com a 1ª Festa Junina das Caixeirosas, também na Praça do Coco.
Quequé, como é conhecida a pernambucana Silvana Bezerra, era uma das caxeirosas mais entusiasmadas. Muitas crianças foram levadas pelos pais para brincar o Carnaval diferenciado, afinado com as raízes culturais brasileiras e por isso multicolorido, além de muito familiar.
Oi… Gostaria de saber sobre as fotos que foram tiradas no carnaval se barão na matinê do sábado… o fotógrafo tirou várias fotos lindas e disse que eu conseguiria ver aqui no site mas não vi nenhuma… aguardo resposta.
Obg pela atenção…
Natália