Capa » Cidadania » Invasão poética marca apresentação do 12º Feverestival neste dia 12 de fevereiro em Campinas
Invasão poética marca apresentação do 12º Feverestival neste dia 12 de fevereiro em Campinas
Cena de #Mergulho, espetáculo infantil do grupo Eranos Círculo de Arte, de Itajaí/SC, que será uma das atrações do 12º FEVERESTIVAL (Foto Divulgação/Max Reinert)

Invasão poética marca apresentação do 12º Feverestival neste dia 12 de fevereiro em Campinas

A ação poética “Invasão Urbana – Cortejando Campinas” marca nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, a partir das 12 horas, na praça Guilherme de Almeida (a conhecida Praça do Fórum, em frente ao Palácio da Justiça, no centro) e no Terminal Central, a apresentação para a cidade do 12º FEVERESTIVAL. A décima segunda edição do Festival Internacional de Teatro de Campinas acontecerá entre 13 e 27 de fevereiro, com um cardápio variado, composto por múltiplas linguagens artísticas. O FEVERESTIVAL se firma de modo crescente como uma das mais importantes realizações culturais na cidade.

A programação é composta por atividades gratuitas e com ingressos a preços populares (R$ 10,00 e R$ 20,00), facilitando o acesso a bens culturais e ocupando diversos pontos da cidade, como Teatro Castro Mendes, Sesc Campinas, CIS Guanabara, Estação Cultura, Pedreira do Chapadão, terminais de ônibus, entre outros.

“Nesta edição, fomos desafiados a reunir propostas que evidenciassem o amor como forma de existência e resistência. Assim, optamos por trabalhos onde o amor se traduzisse em maneiras originais de povoar a cena, as ruas, de reunir os corpos e as ideias”, afirmam os curadores Eduardo Okamoto, Patrícia Ceschi e Vicente Júnior, lembrando que, dentre tantas propostas expressivas de todo o Brasil, alguns pontos se destacaram: a grande diversidade, quantidade e qualidade de trabalhos para palco; a variedade de expressões teatrais para a rua; a perspectiva de encontro entre diferentes abordagens oriundas de diversas regiões brasileiras.

De fato, é enorme a diversidade de opções, estéticas, estilos e linguagens ao longo do 12º FEVERESTIVAL. No dia 13, para a abertura, o FEVERESTIVAL recebe o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). Com quase 25 anos de carreira e reconhecimento internacional, o elenco traz o espetáculo “Muito barulho por quase nada”, no Teatro Castro Mendes. Duas estreias internacionais marcarão a maratona artística: o Teatro de Los Andes, da Bolívia, com o espetáculo “Mar”, no dia 27, no Teatro Castro Mendes; e o italiano La Fabrica del Gesti com “Arrivi e Partenze”, na Praça do Coco, no dia 18.

Nesta sexta-feira, dia 12, acontece a “Invasão Urbana – Cortejando Campinas”, às 12 horas, na Praça do Fórum, com a apresentação de “A margem das voltas”, pelo Movimento Cultural Brincantti, de Artur Nogueira. É a história de Estrela, menina sensível e curiosa, que via o mundo da sua janela, até que um dia conhece Seu Nelson, um senhor que morava na janela ao lado. Toda a história é narrada e costurada com danças e cantos populares.

Também às 12 horas, no Terminal Central, acontecerá o Encontro Geral do Riso, com a Banda Geral do Riso, formada pelos palhaços do Barracão Teatro, Cia Suno, Circo Caramba, Dupla Cia e Família Burg. Às 17 horas, no Terminal Barão Geraldo, haverá cortejo pela ruas do Distrito, com o grupo Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica do TU/UFMG. Será apresentada a “Trinca – Matraca”, divertida “mascarada de rua”, em que uma corte de cinco mascarados com espalhafatoso e excêntricos costumes saem pela cidade, numa espécie de procissão burlesca. É apenas o aperitivo do 12º FEVERESTIVAL, cuja programação completa pode ser consultada em www.feverestival.com.br  

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta