Município da região de Campinas mais atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias, e com duas mortes registradas, Itatiba montou uma central para receber doações para famílias de desabrigados pelas enchentes. O espaço fica no ginásio do Lar Itatibense da Criança (na rua Alfredo de Oliveira Coelho, 139, Parque Tescarollo) e, neste domingo, dia 13 de março, as doações poderão ser feitas entre 8 e 12 horas. O abrigo para os atingidos foi montado na antiga sede da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, na avenida Marechal Castelo Branco.
Nestes locais, muitas famílias que não ficaram desabrigadas, mas que perderam vários pertences, estão igualmente retirando doações. Moradores da região da Tapera Grande, área muito atingida pelas enchentes, já receberam alimentos, roupas, sapatos e produtores de higiene. A comunidade da Olaria do Belgine já foi atendida, assim como a do Bairro da Ponte. Profissionais da área da saúde estão atendendo moradores com vacinas e outros procedimentos.
A Prefeitura de Itatiba decretou Estado de Emergência na noite de sexta-feira. Em função dos danos causados pelas enchentes, o Ambulatório Central de Especialidades não funcionará na segunda-feira, dia 14. Todos computadores foram atingidos e todas as vacinas foram perdidas, do mesmo modo que 80% dos medicamentos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o atendimento ao SUS na Santa Casa, unidades de especialidades e todos postos de saúde, exceto a UBS II “José Correia Belo”, do San Francisco, operam normalmente.