Acontece neste sábado, dia 26 de março, a 31ª edição da lavagem das escadarias da Catedral de Campinas. A programação começa às 9 horas, com saída de cortejo da Estação Cultura, seguindo pela rua Treze de Maio até a praça José Bonifácio, em frente à Catedral, onde a cerimônia tem início por volta de 12 horas e termina às 17 horas. Durante cortejo e evento, apresentação de vários grupos culturais de matriz afro-brasileira. Todo esse elenco de atividades é carregado de simbolismos, em função do que os espaços envolvidos representam para a cidade e sua população.
Estação Cultura é como é conhecido atualmente o complexo da Companhia Paulista de Ferrovias, que teve papel fundamental para o crescimento de Campinas, sobretudo no período do café. A Catedral Metropolitana, ponto final do cortejo, foi construída com mão-de-obra escrava e, em sua fase final, teve a participação em sua concepção do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928).
A cerimônia de lavagem da Catedral de Campinas começou em 1985 e é realizada sempre no Sábado de Aleluia, pelas comunidades das religiões afro-brasileiras, como contou a Agência Social de Notícias por ocasião da trigésima edição, em 2015 (ver aqui).
Em 2016, a programação inclui a participação de grupos como Grupo de Teatro e Dança Savuru, Capoeira Ibeca, Casa de Cultura Tainã , Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, Ponto de Cultura Ibaô, Bateria Alcalina e Bloco União Altaneira e o Samba de Yayá.