O Lume Teatro exibe nesta terça-feira, Dia do Índio (19/04), o documentário “Hotxuá” (2009), de Letícia Sabatella e Gringo Cardia, a partir das 19h. Após a sessão, o coordenador artístico do Lume Teatro, Ricardo Puccetti, que é também ator, diretor e palhaço, fará comentários sobre a exibição. O valor arrecadado no chapéu será revertido para a aldeia dos Krahô, no Norte do Tocantins.
Letícia Sabatella (foto ao lado) e Gringo Cardia registraram em documentário os costumes de uma tribo que incentiva piadas e brincadeiras entre seus membros. São os índios krahôs, que cultivam a cultura do prazer. A figura do palhaço, o Hotxuá, é muito respeitada e importante na preservação deste costume. Sua função é alegrar seu povo.
No documentário, o Hotxuá é representado por Ismael Aprac Krahô (foto ao lado), que aprendeu com os pais e avós as atividades tipicamente indígenas (pescar, caçar, tecer, e todos os rituais) e também herdou a arte de ser Palhaço. Quando o documentário foi gravado, Ismael Aprac tinha 60 anos de idade.
Além da exibição do documentário ‘Hotxuá’, o Lume Teatro promoveu outras ações em homenagem ao Dia do Índio. No sábado (16/04), o Lume fez uma participação especial na apresentação do Casaré “Povos Parrir e Pacantar”, com palhaços e músicos em homenagem ao povo Kariri Xocó, e participação especial do Grupo Sabuká, no Centro Cultural Casarão (foto à direita).
Serviço
Evento beneficente: Exibição do documentário ‘Hotxuá’
Dia: 19 de abril, Dia do Índio
Horário: 19h
Local: Sede do Lume Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150. Barão Geraldo – Campinas/SP.
Contribuição no chapéu – renda será revertida à tribo Krahô.