Com a presença anunciada do ministro do Meio Ambiente do governo interino, Zequinha Sarney, Campinas abre nos dias 23 e 24 de junho a série de Encontros Regionais da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio ambiente (ANAMMA). O objetivo dos Encontros é propor soluções com foco no financiamento dos órgãos municipais e suas políticas públicas municipais, em articulação com diferentes níveis de governo, e identificar as demandas reais por formação e capacitação técnica para subsidiar programas estaduais e federais.
O Encontro em Campinas, relativo a Região Sudeste da ANAMMA, será no Auditório do novo prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas. A programação começa na quinta-feira, dia 23 de junho, às 8h30, com a cerimônia de abertura sobre o Sistema Nacional de Meio Ambiente e os Municípios. Estão previstas as presenças do ministro Zequinha Sarney, do presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Eugenio Spengler, e do presidente da ANAMMA, Rogério Menezes, que é secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campina.
Também estarão presentes os presidentes estaduais da ANAMMA em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e, como representante da sociedade civil, Mário Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica. Na tarde do dia 23, o Encontro de Campinas continua com Roda de Conversa sobre Financiamento dos Órgãos Gestores Municipais. O Encontro Regional da ANAMMA termina na sexta-feira, dia 24, com mais duas Rodas de Conversa, sobre a Lei Complementar 140 e o Licenciamento Ambiental pelos Municípios e sobre Formação e Capacitação: as demandas dos órgãos gestores municipais.
Os seguintes Encontros Regionais da ANAMMA acontecerão em Palmas (TO), dia 4 de julho; Goiânia (GO), dia 11 de julho; Natal (RN), dias 18 e 19 de julho; Curitiba (PR) e Brasília (DF), em datas a serem definidas.