A jornalista Adriana Menezes recebeu na noite deste dia 21 de junho, terça-feira, na Câmara Municipal de Campinas, o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira”. O Diploma foi entregue à jornalista em razão dos “relevantes serviços prestados a Campinas na área da imprensa”, conforme o decreto oficial sobre a homenagem.
A cerimônia aconteceu às 20 horas, no Plenário da Câmara, e nela também foram homenageados o jornalista Maurício Simionato, com o Diploma “Bráulio Mendes Nogueira”, e mais Victória Marchesini, Carlos Eduardo de Freitas, Paulo Humberto Girardi, Washington Mello, Assis Eurípides de Oliveira e Samir Barel, com o Diploma de Mérito Esportivo “Sérgio José Salvucci”.
A jornalista foi agraciada com a homenagem nos termos do Decreto Legislativo 4109, de 20 de maio de 2016. A iniciativa de concessão do Diploma de Mérito Jornalístico a Adriana e Maurício foi do vereador Luiz Carlos Rossini. Os demais foram homenageados por iniciativa do vereador Jota Silva.
Bráulio Mendes Nogueira, que dá nome à honraria, foi um dos mais importantes jornalistas da história de Campinas, com intensa atuação, por exemplo, na Associação Campineira de Imprensa (ACI). Seu nome constou de listas de jornalistas e sindicalistas perseguidos por suas ideias políticas progressistas.
Graduada em Jornalismo pela PUC-Campinas, Adriana Menezes atuou como repórter e editora dos jornais “Diário do Povo”, “Folha de São Paulo” e “Correio Popular”. Ganhou o 4º Prêmio ABCR 2009, é autora de livro-entrevista e de conto infantil.
Editora da Agência Social de Notícias, a jornalista também colaborou com a revista “Ciência e Cultura” da SBPC e revista eletrônica ComCiência do Labjor da Unicamp. É ex-bolsista da Fundepag e da Fapesp e atuou como assessora de imprensa em áreas diversas, entre elas de concessão rodoviária e do varejo. É pós graduada pela Unicamp, Cásper Líbero e ESPM.
Em 2015 Adriana Menezes foi finalista no Prêmio FEAC de Jornalismo, na categoria nacional Jornalismo On-Line, com a reportagem “Brincar é a cura da violência em família dentro do projeto Recriando Vínculos feito por voluntárias em Campinas”.
Muito emocionada, em seu discurso de agradecimento a jornalista dedicou o Diploma aos seus pais e aos dois filhos, todos presentes à cerimônia. Adriana também agradeceu à cidade de Campinas, pelo acolhimento a ela e família. Ela nasceu no Recife e morou em São Bernardo do Campo e Salvador antes da família se fixar em Campinas.