Capa » Cidadania » Festas julinas de entidades sociais de Campinas unem alegria, gastronomia e solidariedade
Festas julinas de entidades sociais de Campinas unem alegria, gastronomia e solidariedade
RMC tem o terceiro IDH do Brasil segundo Atlas do PNUD (Foto Adriano Rosa)

Festas julinas de entidades sociais de Campinas unem alegria, gastronomia e solidariedade

Serviços a famílias e indivíduos com direitos violados, dependentes químicos ou em situação de vulnerabilidade são algumas das atividades fortalecidas com a renda de festas julinas que serão promovidas por várias entidades sociais de Campinas, já a partir deste final de semana, dias 9 e 10 de julho, unindo a alegria e os quitutes típicos dos eventos com a possibilidade de ações solidárias por parte dos visitantes. Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), Associação Pais e Amigos dos Surdos de Campinas (Apascamp) e Instituto Padre Haroldo realizam festas neste final de semana e Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores (ICCT) nos dias 15 e 16 de julho.

CPTI – Centro Promocional Tia Ileide – O CPTI promove sua Festa Julina neste sábado, dia 9 de julho, das 15 às 20 horas, na sede da instituição, na Rua Vladimir Pinto, 37, Chácara Boa Vista (informações no fone 19. 3781.8093). O CPTI desenvolve vários serviços: SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (que desenvolve atividades socioeducativas voltadas à participação comunitária e ao exercício da cidadania), CCII – Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional (que oferece espaços de convivência intergeracional, pautados na defesa de direitos) e PAEFI – Potencialização do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Familias e Indivíduos (oferece atendimento a famílias e indivíduos com direitos violados).

Além disso, o CPTI desenvolve vários projetos: Allegro (que oferece oficinas de violão, violino, violoncelo e outros instrumentos, para desenvolver habilidades de crianças e adolescentes através da música), Esporte (que promove a cultura do movimento), Teatro (o projeto Do Palco para a Vida apresenta a linguagem teatral para adolescentes), Ballet (oficinas de balé clássico, em parceria com o projeto Dança e Cidadania) e Novo Amanhecer (fortalecimento de crianças e adolescentes diante de situações de violência).

Apascamp – Associação Pais e Amigos dos Surdos de Campinas – A Festa Julina da Apascamp será nestes dias 9 e 1o de julho, sábado e domingo, das 17 às 22 horas, na praça Presidente Getúlio Vargas da Vila IAPI – Instituto de Aposentados e Pensionistas da Indústria (informações no fone 19.3242.9900). A APASCAMP é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa, cuida, educa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade de pessoas com deficiência auditiva e prepara pessoas ouvintes para se relacionarem com o deficiente.

A Apascamp desenvolve ações através de consultas médicas, triagem com o Serviço Social, orientação psicológica e realizações de exames audiológicos para diagnóstico, atendendo em média 500 usuários/mês. São atendidos de bebês a idosos. Também realiza avaliações com equipe multiprofissionais, terapias fonoaudiológicas, apoio pedagógico, visitas às escolas, atendimento terapêutico em psicologia, atendimento com assistente social, para crianças e adolescentes com faixa etária de dois anos a 18 anos. E fazemos treinamentos em empresas e órgãos públicos, ministrando cursos de Libras para ouvintes e traduz palestras e seminários com intérprete (língua de sinais).

Instituto Padre Haroldo – A Festa Julina do Instituto Padre Haroldo acontece no domingo, dia 10 de julho, das 11 às 16 horas, na sede da entidade, rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1601, próximo ao Shopping Iguatemi. O convite custa R$ 5,00 (crianças até 7 anos não pagam) e o estacionamento, R$ 10,00. Fundado em 1978, o Instituto Padre Haroldo Rahm tem como objetivo principal promover cuidados para a vida, por meio de seus programas de prevenção, acolhimento institucional e tratamento da dependência química bem como difusão deste conhecimento.

Hoje o Instituto desenvolve seus trabalhos por meio de três Programas: Além da Rua (acolhimento institucional de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade ou risco social), Aprender Mais (educação e prevenção a riscos sociais para crianças e jovens de 06 a 24 anos) e Despertar para a Vida (recuperação de homens e mulheres que sofrem dos transtornos decorrentes da dependência química, em um programa com internação voluntária em Comunidade Terapêutica ou por meio de atendimento ambulatorial).

ICCT – Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores – A Festa Julina do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores será nos dias 15 e 16 de julho, sexta-feira e sábado, das 18 às 23 horas, no estacionamento da entidade, rua Rua Amilar Alves, 485, Vila Marieta (informações nos fones 19.3231.0979/1041/2136).

O ICCT promove a  habilitação através de ações de equipe multidisciplinar, sob a ótica da intersetorialidade, incluindo programas individualizados de atendimento às pessoas com deficiência visual e baixa visão, oferece espaço de escuta, acolhimento, orientação, referenciamento e contra referenciamento às pessoas com deficiência e seus familiares e desenvolve atividades que favoreçam os vínculos familiares e comunitários. São oferecidas atividades em informática, massagem, teatro, aulas de instrumentos musicais e artesanato.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta