A Praça da Cidadania está de volta a Sumaré. O evento, em seu quarto ano consecutivo na cidade, acontecerá neste sábado, dia 10 de setembro, das 14 às 18 horas, no campo de futebol do Jardim Denadai (Rua Ezequiel Teles Mendonça, s/nº), em parceria com o Projeto Vulcão, ONG que desde 2011 desenvolve atividades culturais e esportivas entre crianças, jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município.
Organizada pela Coca-Cola FEMSA Brasil, a Praça da Cidadania oferece para toda a família um conjunto de atividades gratuitas com foco em prevenção de doenças, cuidados corporais e hábitos para uma vida saudável. Aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação e orientação nutricional (cálculo de sódio, açúcar e gordura em alimentos) para uma alimentação equilibrada e medição de circunferência abdominal e do IMC (Índice de Massa Corporal).
Também haverá orientação sobre saúde bucal principalmente para as crianças, são alguns dos serviços que serão proporcionados por especialistas em Enfermagem e Nutrição, da Universidade Paulista (UNIP), e em Odontologia, da Universidade de São Paulo (USP). Haverá ainda atendimento específico voltado à saúde da mulher.
Quem desejar poderá cortar o cabelo, esmaltar a unha e fazer o design da sobrancelha, também gratuitamente, com professores e alunos do Instituto Embelleze de Sumaré. Interessados poderão ainda cadastrar currículos para concorrer a eventuais vagas no Centro de Distribuição da Coca-Cola FEMSA Brasil localizado no município. A equipe de RH da unidade também oferecerá orientação para a elaboração de currículos.
Brincadeiras, pintura facial e brinquedos infláveis garantem a recreação e o lazer da criançada. No espaço Agita Mais, monitores especializados desenvolvem com os participantes uma série de atividades físicas descontraídas, como alongamento, dança e competições. O propósito é o de estimular as pessoas ao hábito de manter o corpo em movimento e sempre saudável, por meio da prática de exercícios físicos regulares, evitando complicações decorrentes do sedentarismo.
Uma característica da Praça da Cidadania é que todo atendimento à população, além de gratuito, é realizado de maneira voluntária. “É uma grande satisfação poder reunir esse grupo de voluntários e proporcionar a Praça da Cidadania para a população do Jardim Denadai e de bairros vizinhos. Oferecemos informações e serviços capazes de colaborar com o desenvolvimento das pessoas, reforçando a qualidade de vida, o cuidado com a saúde, a prática de atividades físicas e o despertar para hábitos saudáveis”, salienta Rodrigo Simonato, gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
“O evento permitirá atender diferentes carências de nossa comunidade, desde o entretenimento até orientações de saúde. Portanto, proporcionar essa ação social é de extremo valor, pois traz serviços muito necessários e úteis aos moradores”, afirma Márcio Luiz de Souza, presidente do Projeto Vulcão, de Sumaré.
O Projeto Vulcão desenvolve há cinco anos atividades socioculturais e de vida ativa (aulas de artesanato, jiu jitsu, futebol, música, dança de rua, além de ações comunitárias) entre moradores do Jardim Denadai e adjacências. A ONG foi parceira da Praça da Cidadania em 2015 e este ano, além de auxiliar na organização, levará ao evento alguns de seus alunos para apresentações musicais e de dança.
Em 2015, a Praça da Cidadania disponibilizou 75 diferentes serviços, que resultaram em 30 mil atendimentos gratuitos, às populações de nove cidades brasileiras que receberam o projeto. Além de Sumaré, outras cidades brasileiras beneficiadas pela Praça da Cidadania foram Belo Horizonte e Itabirito (MG), Curitiba e Maringá (PR), Marília, Mogi das Cruzes e Jundiaí (SP) e Porto Real (RJ). Participaram mais de 300 voluntários da FEMSA e cerca de 1.500 voluntários de uma centena de organizações parceiras.
SERVIÇO:
Praça da Cidadania em Sumaré
Data: 10/09/2016 (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Local: Campo de futebol do Jardim Denadai (Rua Ezequiel Teles Mendonça, s/nº)
Atendimento gratuito