Experiências do Brasil, Estados Unidos, Europa e China serão conhecidas e discutidas no Encontro Técnico Internacional de Alto Nível sobre “Compostagem em escala industrial”, entre 6 e 7 de outubro, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Será um reconhecimento ao papel histórico do IAC no desenvolvimento de tecnologias em compostagem, importante alternativa para resolver o desafio de destinação de resíduos que não é, entretanto, utilizada como poderia no Brasil e no plano mundial.
A realização é da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), com apoio de várias instituições públicas e privadas. As inscrições estarão abertas até a próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, no link http://www.aidisnet.org/html/esp/not_etan15.html
Em junho deste ano, o IAC assinou protocolo de intenções com a Prefeitura Municipal de Campinas, na área de compostagem de resíduos urbanos vegetais, durante a cerimônia de comemoração aos 129 anos do Instituto. Denominado “Reciclar verde: compostagem de resíduos vegetais”, o projeto piloto prevê a compostagem de resíduos resultantes de podas de árvores e de corte de gramas de parques e jardins na cidade. O produto será aplicado na recuperação dos solos e do Centro Experimental Central do IAC.