O II Seminário da Vigilância Socioassistencial, que discutirá a avaliação de políticas e projetos sociais no município de Campinas, está com as inscrições abertas. A avaliação de políticas públicas e do impacto de projetos representa um dos maiores desafios na área social, no sentido de construção de instrumentos para a qualificação permanente dos serviços e ações. A identificação de mecanismos de controle social e de indicadores é ponto-chave nessa discussão. Outro ponto relevante é o fortalecimento dos espaços já existentes de participação social, mas que muitas vezes não são estimulados pelo poder público ou devidamente ocupados pela sociedade civil.
O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
O encontro ocorre no dia 20 de outubro, das 8h30 às 17h, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, Campus I da PUC, Rodovia Dom Pedro I, Km 136, s/n – Parque das Universidades.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Para isso, basta clicar no banner rotativo “II Seminário da Vigilância Socioassistencial” disponível na página principal do Portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br.
A segunda edição do Seminário visa oferecer oportunidades para que profissionais das políticas públicas, professores e alunos possam trocar experiências e refletir sobre os desafios que se estabelecem para avaliação das ações realizadas.
O formato do II Seminário da Vigilância Socioassistencial privilegiará discussões em dois momentos. No período da manhã, uma abordagem de caráter mais geral sobre a Avaliação de Políticas e Projetos Sociais com a palestra de abertura do professor Paulo Januzzi. No período da tarde, gestores e profissionais da Prefeitura de Campinas em conjunto com professores que desenvolvem Projetos de Extensão na Universidade irão debater sobre os desafios da avaliação de projetos e políticas sociais a partir de quatro eixos – território, mulheres, juventude e patrimônio.
Programação
8h30 – Recepção
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Prédio CCHSA, Bloco E – Campus I PUC-Campinas
9h – Abertura do Evento (Representantes da PUC-Campinas e da Prefeitura de Campinas)
9h45 – Palestra “Avaliação de Políticas e Projetos Sociais” Dr. Paulo de Martino Jannuzzi – Ex-Secretário de Avaliação e Gestão de Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ex-docente da PUC-Campinas
Debatedor: Prof. Dr. André Pires (PROEXT/PUC-Campinas)
Tarde Local:Prédio CCHSA, Bloco E – Campus I PUC-Campinas
13h30 – Sessões Temáticas
Sessão Temática 1 (Sala 201) – MÉTODOS PARA CONHECIMENTO DO TERRITÓRIO A Cartografia Social como técnica participativa e instrumento de gestão do território
Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Plácido (Faculdade de Geografia – PUC-Campinas)
Processo de construção do Relatório de Informações Sociais
Isadora Marchesini (Vigilância Socioassistencial- Prefeitura de Campinas)
Debatedores:
Fábio Custódio (Departamento de Cidadania – Prefeitura de Campinas) Profa. Dra. Cristiane Feltre (Faculdade de Administração – PUC-Campinas)
Sessão Temática 2 (Sala 202): MULHERES E POLÍTICAS PÚBLICAS Desamparo e provisoriedade em condições irregulares de habitação: desafios para o enfrentamento da violação de direitos
Profa. Dra. Stela Cristina de Godoi (Faculdade de Ciência Sociais – PUC-Campinas)
Mulheres: análises a partir dos cadastros sociais
Gisleide Abreu (Vigilância Socioassistencial – Prefeitura de Campinas)
Debatedores:
Elza Frattini Montali (Centro de Apoio à Mulher Operosa / CEAMO e Coordenadoria da Mulher – Prefeitura de Campinas) Profa. Dra. Mônica Gobitta (Faculdade de Psicologia – PUC-Campinas)
Sessão de Temática 3 (Sala 203): JUVENTUDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL Indicadores de desempenho em projetos de extensão: discursos nas redes sociais digitais como mobilizadores pela causa da juventude e da mulher marginalizada
Prof. Me. Fabiano Ormaneze (Faculdade de Jornalismo – PUC-Campinas)
Contexto social dos jovens em Campinas
Márcia Pantaleão (Vigilância Socioassistencial- Prefeitura de Campinas)
Debatedores:
Felipe Gonçalves (Coordenadoria da Juventude – Prefeitura de Campinas) Profa. Dra. Maria Virgínia Righetti Fernandes Camilo (Faculdade de Serviço Social – PUC-Campinas)
Sessão Temática 4 (Sala 204): PATRIMÔNIOS CULTURAIS NAS VIVÊNCIAS DO TERRITÓRIO Intolerância e violência religiosa: construindo a alteridade no ambiente escolar
Prof. Dr. Vitor Barletta Machado (Faculdade de Ciências Sociais – PUC-Campinas)
Apresentação da Vigilância Socioassistencial: Informações sociais e diálogos com as expressões culturais territoriais
Beth Rossin (Vigilância Socioassistencial – Prefeitura de Campinas)
Debatedores:
Raquel Aline Mazzi Batista (Coordenadoria Setorial de Avaliação e Controle – Prefeitura de Campinas) Prof. Dr. Fábio Augusto Morales Soares (Faculdade de História – PUC-Campinas)
15h30 Relatos das sessões temáticas, debate e encerramento Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Prédio CCHSA, Bloco E
Coordenadores:
Prof. Dr. André Pires– Coordenador Geral de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PUC-Campinas Gisleide Abreu (Vigilância Socioassistencial – Prefeitura de Campinas)
Relatores: Sessão Temática 1 – Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Plácido (Faculdade de Geografia – PUC-Campinas) Sessão Temática 2 – Prof. Me. Pedro de Miranda Costa (Faculdade de Ciências Econômicas – PUC-Campinas) Sessão Temática 3 – Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski (Faculdade de Ciências Econômicas – PUC-Campinas) e Cesar Pereira (Programa Juventude Conectada –Prefeitura de Campinas) Sessão Temática 4 –Prof. Me. Luis Alexandre Amaral Pereira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – PUC-Campinas) e Zuleika Carneiro (Proteção Social Básica – Prefeitura de Campinas)