As cores e perspectivas da artista plástica e professora universitária Lygia Eluf estarão em destaque a partir desta quinta-feira, dia 20 de outubro, na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias. Os trabalhos poderão ser visualizados na home da ASN até o dia 02 de novembro e a partir daí em post especial no site da Agência. Estas obras de Lygia Eluf receberam a curadoria de Ligia Testa, que já organizou outras exposições com a artista, autora de uma poética visual singular e instigante, marcada pela busca permanente do novo.
Lygia Eluf atua desde 1990 na Unicamp, na área de artes visuais, com ênfase em desenho. Formada em artes plásticas em 1982, tem doutorado em Artes – Poéticas Visuais (1998) pela USP. Em 1997 criou na Unicamp o Centro de Pesquisa em Gravura, onde atua como consultora. Ela é professora titular na área de desenho no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.
Em 2009 Lygia Eluf ganhou Prêmio Jabuti – a mais importante premiação em literatura no Brasil – com a Coleção Cadernos de Desenho. Entre outros títulos e prêmios já recebidos estão o Prêmio de reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, da Unicamp, em 2013, e Cátedra Unicamp, Unicamp /Santander – Universidad Complutense de Madrid, de 2014.
De modo concomitante com a intensa atividade acadêmica, Lygia Eluf executa seu trabalho artístico por meio de pesquisas constantes. Em 2016, por exemplo, desenvolveu um projeto sobre Imagem e Haicai. Já participou de dezenas de exposições, individuais e coletivas, como. na I Bienal Internacional de Gravura Olho Latino, de 2000, e em La Jeune Gravure Contemporaine: Invites du Brésil, de 1987.
A artista também implementa frequentes atividades sociais. Coordenou entre outros o projeto de educação ambiental “Caminhos de Joaquim – Toda criança é um artista”, com crianças do distrito de Joaquim Egídio, onde passou a residir.
A Galeria Virtual da ASN tem justamente o propósito de apresentar e divulgar o talento de fotógrafos e artistas plásticos de Campinas e região. As primeiras exposições na Galeria tiveram a assinatura da artista plástica Marilia Cotomacci e do fotógrafo Nelson Chinalia.