Capa » Comportamento » Estímulo à leitura pode começar na gestação; médica fala de mitos e verdades em palestra gratuita
Estímulo à leitura pode começar na gestação; médica fala de mitos e verdades em palestra gratuita
A jornalista Patrícia Lopes com sua filha Laura, que lhe deu inspiração para criar o projeto Conexão Ventre. Primeiro encontro acontece neste sábado, às 15h, na Livraria Saraiva do Iguatemi Campinas, com palestra gratuita da médica Patrícia Varanda - Foto: Adriano Rosa

Estímulo à leitura pode começar na gestação; médica fala de mitos e verdades em palestra gratuita

“Era uma vez um gato chinês
Que morava em Xangai sem mãe e sem pai,
Que sorria amarelo para o Rio Amarelo,
Com seus olhos puxados, um pra cada lado.
(…) Não era um bicho mau esse gato chinês,
era até legal. Quer que eu conte outra vez?”
José Paulo Paes, “Gato da China”, em “Poemas para brincar”

 

Por Adriana Menezes 

Contar história para criança é uma brincadeira sem hora para acabar, porque quando ela começa a ouvir não quer parar. Mas e a hora de começar?

Patrícia Lopes começou a ler histórias infantis para a sua filha antes mesmo dela nascer. Durante sua gestação, leu um artigo que falava sobre a importância dessa leitura para estimular futuramente na criança o interesse pela leitura, além de estabelecer um vínculo maior entre mãe e filho, ou entre outros familiares que também podem fazer a leitura. “Eu lia em voz alta, como se ela estivesse aqui.” Hoje, sua filha Laura, de 3 anos, “briga” na escola para contar histórias, conta a mãe satisfeita com o resultado. “Vínculo materno-fetal” será o tema da palestra da ginecologista e obstetra Patrícia Varanda neste sábado, dia 4/07, às 15h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas.

A iniciativa faz parte do projeto Conexão Ventre, idealizado pela jornalista e mãe Patrícia Lopes, com o objetivo de inserir precocemente os livros na vida das crianças. Ela convidou a sua médica xará, Patrícia Varanda, para fazer parte da sua ideia e a parceria resultou na palestra gratuita que acontecerá neste sábado (veja abaixo como se inscrever). “O projeto é a união de duas paixões, livros e crianças”, diz a jornalista, que também criou há um ano o blog Jornal de Mãe (WWW.jornaldemae.com) onde ensina como criar o hábito de leitura na criança, dá indicações de livros e outras dicas.

Mito?

De acordo com a médica Patrícia Varanda, o bom resultado da leitura para o bebê ainda na fase intrauterina não é mito. “Alguns casais religiosos começam a ler a Bíblia. Depende da realidade de cada família”, diz a ginecologista. Entre os efeitos desta relação também está a contribuição para uma gestação mais tranquila.

“Ajuda a mãe a entender os processos de mudança, ela vai ficando mais tranquila, percebe que se ela está mais agitada o bebê também fica agitado. Essa aproximação da mãe com o bebê diminui a ansiedade na gestação”, diz Varanda, que costuma emprestar um aparelho para os pais também escutarem os sons do bebê, como batimento cardíaco e o fluxo do líquido amniótico.

Ao nascer, o bebê procura a voz que ele já conhece, que em geral é a da mãe. Com a leitura, ela pode identificar também a voz do pai e de outros familiares. “Eu falo para conversarem com o bebê na barriga.”

Livro preferido

Quando esperava Laura, uma das histórias que Patríca Lopes mais leu foi “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. O primeiro agora é um dos preferidos de sua filha.

Laura também cuida bem dos livros, não risca, não rasga, e adora ouvir histórias. “A leitura, além de tudo, é um instrumento de valorização social”, afirma a jornalista. Fazer a criança gostar de ler é um dos desafios do Conexão Ventre, criado em 2015. O blog Jornal de Mãe, que já completou um ano, tem o mesmo propósito e também pode ser acompanhado pelo Instagram, onde o retorno é ainda maior que na internet. “O projeto e o blog estão entre as boas coisas que a maternidade me trouxe.”

Patrícia Lopes lia literatura infantil para sua filha Laura desde a gestação, para estimular o prazer pela leitura em sua filha;  aos 3 anos, Laura gosta de ouvir e de contar histórias

Patrícia Lopes lia literatura infantil para sua filha Laura desde a gestação, para estimular o prazer pela leitura em sua filha; aos 3 anos, Laura gosta de ouvir e de contar histórias  –  Foto: Adriano Rosa

O projeto

O Conexão Ventre pretende promover encontros de mulheres grávidas para uma experiência de leitura. O primeiro encontro, no dia 4/07, será realizado em parceria com a Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas, às 15h, na Sala Carlos Gomes. Após o bate-papo com a obstetra e ginecologista Patrícia Varanda, ocorrerá uma leitura mediada em voz alta.

O evento é destinado a casais grávidos a partir do 4º mês de gestação. As inscrições podem ser feitas por email (conexaoventre@gmail.com). O projeto tem o apoio da Instinto Fotografia de Parto e Gestante e da Nação Palmares Comunicação.

Agência Social de Notícias indica

Para enriquecer seus conhecimentos sobre os bebês, a ASN dá a dica do vídeo-documentário  “A vida secreta dos bebês” (Secret Life of babies), produzido pela BBC de Londres e disponível no Brasil desde 2014. O documentário analisa os primeiros dois anos de vida do ser humano, quando aprende a andar, falar e socializar, mas já dotado de mecanismos de defesa e outras reações naturais. Disponível no Netflix.

 

Evento Conexão Ventre

Palestra: Vínculo materno-fetal

Data: 04 de Julho de 2015

Horário: 15h

Local: Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas

Entrada: Gratuita

Inscrições: conexaoventre@gmail.com

 

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta