“Minha liberdade me ama e todo o ser lhe entrego/ Minha liberdade destranca o cárcere de meus ossos/ Minha liberdade se ofende se sou feliz com medo/ Minha liberdade desnuda me faz o amor perfeito”. Versos de “Libertango”, música célebre de Astor Piazzolla, o bandoneonista e compositor argentino, que tem servido de inspiração a artistas de todo mundo. Pois foi com uma imagem de Piazzolla que o desenhista de Campinas Sérgio Campelo acaba de ganhar o primeiro lugar na categoria Ilustração, no XXI Salão Mercosul Internacional “Diógenes Taborda 2016″, de Buenos Aires, uma das mais importantes iniciativas do gênero na América Latina.
“É incrível”, reagiu Sérgio Campelo. Ele diz que já se sentia muito feliz por ter sido selecionado entre os finalistas do Salão. “Mas ter conquistado o primeiro lugar na Categoria Ilustração foi algo que não esperava. Custei a acreditar que o primeiro lugar era o meu trabalho”, comentou, para a Agência Social de Notícias.
Campelo conta que há algum tempo teve uma professora de espanhol, a argentina Lia Cancio Pucci, que o introduziu em elementos da cultura daquele país. Piazzolla, claro, integrava este painel apresentado pela professora. Quando soube do Salão, e que o evento teria o Tango como tema neste ano, não pensou duas vezes em fazer um trabalho em homenagem ao artista que revolucionou o lendário estilo musical portenho.
O artista de Campinas diz que o prêmio “representa uma validação do caminho” que escolheu. “O prêmio mostra que estou no caminho certo. Tenho muito o que aprender e esse prêmio é um incentivo para seguir em frente”, completa Sérgio Campelo.
Natural de São Paulo, Sérgio vive em campinas desde 1992. Desde cedo se interessou pelo desenho e todas as suas possibilidades de trabalho. “Essa curiosidadeo me levou a trabalhar em diversas áreas relacionadas ao desenho, como bordado, serigrafia, designer de embalagem, desenhista mecânico, projetista de máquinas, designer de móveis, designer gráfico,ilustração, pintura, gravador, muralista e professor”, relata.
O artista é formado em Licenciatura em Artes Visuais pela PUC Campinas, Bacharel em Artes Visuais com Ênfase em Design pela PUC Campinas e Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente é freelancer e dá aulas de desenho artístico, ilustração e linguagem arquitetônica. Ainda participa de salões de humor com caricaturas, salões de arte e concursos de ilustração em diversas cidades.
Entre outros eventos, participou do Salão Universitário de Humor de Piracicaba (várias edições), 20º Salão Universitário de Humor de Piracicaba (2012), Desenhar a Poesia / Loures – Portugal (2013), 22º Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (2014 e 2016), Arte Hoje – Sociedade Nacional de Belas-Artes / Lisboa – Portugal (2014), 14° Salão de Humor de Cerquilho (2016) e 4° Salão nacional de humor José Lins do Rego em João Pessoa/ Paraíba (2016).
No próximo sábado, dia 17 de setembro, Sérgio Campelo participará da Feira SUB, em Campinas. Ele estará às 18 horas com Bira Dantas na Oficina de Zines (sobre a Feira SUB, aqui).
Vencedores do XXI Salão Mercosul Internacional “Diógenes Taborda” 2016:
Grande Prêmio 2016 – Vladimir Semerenko. Russia
Prêmio Humor Gráfico
1 ° Prêmio: Vladimir Semerenko. Russia
2 ° Prêmio: Ugo Sajini. Itália
3 ° Prêmio: Claw. Argentina
1 ° Menção honrosa: Pedro Silva. Portugal
2 ° Menção: Jacek Majcherkiewicz. Polônia
3 ° Menção: Konstantin Kazanchev. Ucrânia
Escrita e Humor Gráfico
1 ° Prêmio: Eric Peter van der Wal. Holanda
2 ° Prêmio: (DAS) Daniel Sahade. Argentina
3 ° Prêmio: Ruben Eduardo Soto Diaz. México
1 ° Menção: Mariano Luna. Argentina
2 ° Menção: Brito e Lima Brasil
3 ° Menção: Oleg Gutsol. Ucrânia
Prêmio Ilustração
1 ° Prêmio: Sergio Campelo. Brasil
2 ° Prêmio: Afou Afouzi. Marrocos
3 ° Prêmio: Guillermo Arena. Argentina
1 ° Menção: Mariano Luna. Argentina
2 ° Menção: Stella Peralta. Colômbia
3 ° Menção: Jarape. Jairo Pelaez. Colômbia
Premio Ilustração por crianças
1 ° Prêmio: Davood Kamali. Irã
2 ° Prêmio: Li Kui China
3 ° Prêmio: Esther Lauringson. Estônia
1 ° Menção: Fathi Panah. Irã
2 ° Menção: Evelyn De Paz. Guatemala
3 ° Menção: Ungheria Istvan. Kelemen
Prêmio Caricatura:
1 ° Prêmio: Marilena Nardi. Itália
2 ° Prêmio: Gio. Itália
3 ° Premio: Mauricio Parra. Colômbia
1 ° Menção: Ailton Medeiros Brasil
2 ° Menção: Walter Toscano. Perú
3 ° Menção: Razieh Tizghadam. Irã