“Precisamos falar sobre imigração e refúgio!” Com este mote, será realizado nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, entre 8h30 e 18 horas, na Estação Cultura e Ceprocamp, o I Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas. Será a oportunidade para a discussão de propostas para políticas públicas em imigração e refúgio em Campinas e região, à luz da intensificação dos movimentos migratórios internacionais nos últimos anos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) tem afirmado que o mundo nunca teve tanta gente vivendo fora de seus países de origem. São mais de 160 milhões de migrantes, que saíram de suas terras em função da pobreza, de guerras ou desastres naturais.
A realização do Fórum é da SIETAR-Brasil (sigla de Society for Intercultural, Education, Training and Research), Missão Paz e Departamento de Cidadania da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, da Prefeitura de Campinas. “Quanto mais se falar, mais se diagnosticar e debater, mais se apresentarem propostas, mais curto será o processo que levará a um bom termo essas demandas”, afirmam os organizadores sobre o evento.
“Devemos debater o assunto para produzir e se fazer cumprir políticas públicas de acolhimento e integração dos imigrantes e refugiados. Políticas inteligentes e duradouras que reconheçam, como principal fundamento, que migrar é um direito humano. Precisamos conhecer o que já está sendo feito e refletir sobre o que ainda precisa ser feito. Discutir o papel dos poderes públicos e também o da sociedade civil”, complementam os organizadores.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço facebook.com/raircampinas ou pelo telefone (19) 3234.1188 (Departamento de Cidadania/ (19) 32341188 (Departamento de Cidadania)
PROGRAMAÇÃO
8:30 (Saguão Auditório/Ceprocamp) – Inscrições/confirmação de inscrições (gratuitas)
9:00 (Auditório/Ceprocamp) – Mesa de Abertura – Dr.ª Janete Ap. Giorgetti Valente (Secretária Municipal de Cidadania-PMC); Dr.º Lorival Ferreira dos Santos (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho-Coleprecor)
9:30 (Auditório/Ceprocamp) – Painel de Abertura: “Migrar é Direito”
Pe. Paolo Parise (Coordenador da Missão Paz), Mariana Barros (Presidente da Sietar Brasil), Sebastian Fuchs (Consulado Geral da Alemanha-SP), Pastor José Roberto Martins Prado (Presidente da Ong Dignità); Prof.º Dr.º Omar Ribeiro Thomaz (Coordenador do CEMI - Centro de Estudos em Migração Internacionais/IFCH-UNICAMP)
10:45 (Auditório/Ceprocamp) – Mesa de palestra: “A imigração de refúgio em Campinas: tendências e características”
Profª Dr.ª Rosana Baeninger (Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Pesquisadora do Núcleo de Estudos de População – NEPO/UNICAMP)
Depoimentos de refugiados e imigrantes
12:00 – 13:00 Almoço – como opção, serão instaladas barracas de comidas na plataforma da Estação Cultura
13:00 – 14:00 (Auditório/Ceprocamp) – Apresentação da proposta de Plano e Ação para formação da Rede de Apoio à Imigrantes e Refugiados
Profº Pablo Santos Lira (Tecnologia Social NEO-X)
14:15 – 18:00 (Sala 1/Estação) – Desenvolvimento da proposta de Plano e Ação para formação da Rede de Apoio à Imigrantes e Refugiados – Profº Pablo Santos Lira (Tecnologia Social NEO-X) – vagas limitadas
14:15 – 15:45 (Auditório/Ceprocamp) – Painel: “Ações de Inclusão e Integração”
Marcelo Haydu (Diretor da ADUS- Instituto de Reintegração dos Refugiados no Brasil), Mariana Barros (Presidente da Sietar Brasil), Regina de Cássia Fernandes Sanches (Secretária Executiva da Fraternidade Teológica Latino-americana – setor Brasil)
14:15 – 15:45 (Sala 2/Estação) – Mesa Redonda: “Trabalho Escravo, Precarização e Tráfico Humano” – Desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanela (presidente); Desembargadora Susana Graciela Santiso, Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes – (Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação); Procuradora Catarina Von Zuben - Ministério Público do Trabalho – Campinas, Membro da Coordenação Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo); Jornalista Natália Suzuki (Coordenadora do Programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil); Francisco Aparecido da Silva (Diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campinas e Região); Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos.
14:15 – 15:15 (Auditório/Estação) – Mesa Redonda: “Racismo, Xenofobia e Discriminação Religiosa” – Dr.ª Cleide Aparecida Vitorino (Especialista em Migração Africana – Casa das Áfricas), Prof.º Drº Fábio Augusto Morales (Doutor em História Social – Professor da PUCC); Baba Gitalanguange (Presidente da ARMAC – Associação dos Religiosos das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Campinas e Região)
16:00 – 17:30 (Sala 2/Estação) – Workshop: “Brazilian culture” (para imigrantes/refugiados, brasileiros, profissionais de instituições de acolhimento – em português, inglês e francês) – Sven Dinklage, Roberta Raffaelli e Mariana Barros (Sietar Brasil)
16:00 – 17:30 (Auditório/Ceprocamp) – Painel: “Valorização e inserção social, econômica e cultural – Serviços e Mediações” – Pe. Marcelo Monge (Coordenador da Cáritas/SP), Pastor José Roberto Martins Prado (Presidente da Ong Dignitas), Pe. Paolo Parise (Coordenador da Missão Paz); Ana Paula Caffeu (Coordenadora do Eixo Trabalho/Missão Paz); Nader Habib (Secretário da Sociedade Islâmica de Campinas)
15:30 – 16:30 (Auditório/Estação) – Palestra: “Migração e cidadania no cenário econômico mundial” – Prof º Drº Luís Renato Vedovato – Doutor em Direito Internacional, Professor da UNICAMP, UNIMEP e PUCC
16:45 – 17:45 (Auditório/Estação) Mesa Redonda: “Políticas Públicas e o Estatuto do Estrangeiro” – Alex André Vargem (Pesquisador, Consultor em Migração da Conectas Direitos Humanos)