Capa » Cultura Viva » Feira SUB, o espaço em Campinas para as publicações independentes do Brasil
Feira SUB, o espaço em Campinas para as publicações independentes do Brasil
Feira SUB, em Campinas: marco para o fenômeno "indie" no Brasil (Foto Divulgação)

Feira SUB, o espaço em Campinas para as publicações independentes do Brasil

O fenômeno indie (diminutivo de “independent”) é crescente na cena cultural internacional, tendo como exemplo de sucesso o Festival Sundance de Cinema mas envolvendo também a música, a literatura e outras linguagens artísticas. Pois Campinas terá no dia 17 de setembro, sábado, a Feira SUB, uma iniciativa inédita para a divulgação e lançamento de publicações independentes e arte impressa e que acontecerá das 11 às 21 horas na Casa de Fazer, no distrito de Sousas, com entrada gratuita.

A Feira SUB terá a participação de mais de 50 expositores de várias cidades de São Paulo, e de outras localidades do País como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. Na bagagem, produções impressas autorais de segmentos como: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias e uma infinidade de produtos impressos com características de produção autoral, com baixa tiragem e alto valor artístico.

O evento é uma iniciativa do The Mix Bazar, das irmãs Marcela Pacola, administradora de empresas, e Fabiana Pacola, jornalista e designer editorial, que são articulistas na plataforma de blogs da Agência Social de Notícias, com a coluna “Moda Sustentável” (ver aqui). A Casa de Fazer está localizada na Avenida Maria Franco Salgado, 674, em Sousas, Campinas. O evento conta ainda com o apoio do Instituto CPFL, Log&Print gráfica e logística, Pandora Escola de Arte e Casa de Fazer.

Haverá ainda  um espaço com comidinhas artesanais de variados tipos; contação de história para as crianças e uma feirinha com brechó, vinil e discotecagem.

A Feira SUB tem a proposta de fomentar a produção independente e ampliar o contato do público com essas publicações tão interessantes e ricas em conteúdo e design e dar visibilidade a artistas, coletivos e editoras de todo o Brasil que estão fora do circuito convencional.

Para a realização desta primeira edição foi feita uma convocatória que recebeu mais de 100 inscrições. As inscrições foram avaliadas por uma equipe de curadores que selecionou cerca de 50 expositores.  A curadoria teve como cuidado trazer diversidade para a feira  por meio dos  mais variados formatos e estilos de impressão, ilustração, fotografia, narrativa e design.

Palestras e Oficinas

13h  Publicação Independente e Crowdfunding

Diego Reeberg, do Catarse, ferramenta de financiamento coletivo com a internet como plataforma  – Evento gratuito –  30 vagas (retirada de senha com 1 hora de antecedência) – Nesta palestra, Diego Reeberg fala sobre o processo de formatação de um projeto para se fazer uma publicação independente. Relata passo a passo, desde a concepção até a campanha para buscar apoio financeiro para a viabilização.

Sobre Diego Reeberg –  Formado em Administração de Empresas pela FGV, indicado ao Prêmio Empreendedor do Ano da Revista INFO. É apaixonado por colaboração e um dos fundadores do Catarse no Brasil.

15h30 –  Publique Livros, Crie Editoras

João Varella, sócio da editora Lote 42

Gratuito –  30 vagas (mediante retirada de senha com 1 hora de antecedência) – Nesta palestra, João Varella dá um panorama de como administrar a criação de um livro e uma editora, falando sobre todo o processo de edição – da seleção de original à distribuição – e as novas oportunidades oferecidas pela tecnologia.

Sobre João Varella –  Jornalista formado e pós-graduado pela PUC-PR, fundador da editora Lote 42 e da Banca Tatuí. Colaborou com diversos veículos de mídia, como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo e portal R7. Vencedor de prêmios como Jovens Talentos da Indústria do Livro, Sebrae de Jornalismo e Proyectando Valores. É autor dos livros 42 Haicais e 7 Ilustrações, A Agenda e Curitibocas: Diálogos Urbanos.

Sobre a Lote 42 – editora independente criada em São Paulo em dezembro de 2012. Publica autores contemporâneos que quebram as barreiras da linguagem, questionam o status quo e têm uma abordagem criativa frente à vida contemporânea. O catálogo tem mais de 15 livros, entre ficção, não ficção, quadrinhos e poesia. Em cada título, o projeto gráfico tem um papel fundamental como elemento narrativo, que acrescenta novas camadas de interpretações à obra. A Lote 42 é também responsável da Banca Tatuí, uma banca de rua paulistana, criativa e diferente, que distribui mais de 600 livros e zines publicados por 140 editores e artistas independentes.

18h-  Oficina de Zine

Bira Dantas e Sérgio Campelo,  da Pandora Escola de Arte

Gratuito –  20 vagas (mediante retirada de senha com 1 hora de antecedência)

Após um breve histórico do Fanzine nos EUA e Brasil, nesta oficina será confeccionado um zine de forma coletiva com os participantes da Oficina (em solo ou duplas) para produzirem HQs, ilustrações, poemas desenhados, textos manuscritos, gravuras ou colagens que serão organizados através de um processo de recorta, diagrama e cola (“pastup”) para criar um “SubZine”.

Sobre Bira Dantas – faz quadrinhos, ilustrações e charges desde 1979. Ilustrou livros e materiais produzidos por sindicatos, foi desenhista do gibi “Os Trapalhões” da Bloch Editores e colaborou com revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, O Pasquim 21 e alguns jornais. Recebeu o prêmio Ângelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional. Em 2013, assinou duas estátuas da Mônica na Mônica Parade. Desde 2002 é professor na Pandora Escola de Arte.

Sobre Sergio Campelo –  Formado em Artes Visuais pela PUC-Campinas e Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde também se especializou em gravura, desde criança sempre gostou de desenhar. Trabalhou em confecção com bordados, serigrafia, designer de embalagens, desenhista mecânico projetista, desenhista 3D, arquitetura e designer gráfico. Apaixonado por gravura, animação, história em quadrinhos (HQs), livros infantis é professor da Pandora Escola de Arte.

Sobre a Pandora Escola de Arte –  A missão da Pandora é desmitificar a arte, tornando-a uma ferramenta básica para o crescimento psicológico, social e profissional do ser humano. A escola comemora 18 anos no mercado e oferece cursos voltados para desenho, caligrafia, arte digital, arte urbana, caricatura, ilustração, entre outros.

Lançamentos:

Miti Brianti (Campinas) –  lançamento do projeto “Telégrafo” em três formatos: livro capa dura, livro caderno e coletânea de cartões.

Felipe Abreu (Campinas)  –  lançamento da zine Arquitetura da Solidão e do fotolivro Montanhas em Nós.

Conspire Edições (São Paulo) – nova tiragem de Mapa em duas linhas/Carte em deux lignes feita especialmente para a Feira SUB

Editora Urutau (Bragança Paulista)  –  lançamentos previstos: Sarah Valle (livro: “o espelho d’água”), Anderson Kaltner (livro: “azúlázio”), Ana Julia Carvalheiro (livro: “Arisca”), Victor Prado (livro: “Bastardo”), Marcelo Beso (livro: “Nojo”), Flora Nakazone (livro: “Escafa”).

PHONTE 88 (Belo Horizonte) –  lançamento da caixa-coleção “Entre Mim: Em Terra Viva- Cheiro da carne- Gosto de ferrugem- Uma planta que deu frutos”

Editora Cultura e Barbárie / Selo Armazém Letërsi (Florianópolis) – Lançamento de “A ruinologia”, de Raul Antelo e “Anfion”, de Paul Valéry

Feira Dente (Brasília) –  lançamento da HQ “Quadradinhas, de LTG (Lucas Gehre)” e “Topografias” de várias autoras (Lovelove6, Julia Bathazar, Tais Koshino, Barbara Malagoli, Mariana Paraizo e Puiupo) com capa de Ingrid Kita (ed. selo Piqui), além de “Livros de Mar – Roteiros Poéticos” de Tristão Botelho com ilustrações de Augusto Botelho (ed. MÊS).

Coletivo Escape HQ (São Paulo) – lançamento da 4ª. Edição da “Escape”, que virá maior e em novo formato.

Revista Comando (São Paulo) – Lançamento da “REVISTA ROJAVA” (livro sobre a resistência feminina no Curdistão).

Cabaré Subterrâneo (São Paulo) – Lançamento do zine “Pântano” com desenhos em nanquim.

Noiz é Book (São Paulo) – lançamento da coleção de micro-livros fotográficos “Queimando Filme”.

Veio de Lá (São Paulo) – Lançamento do selo de publicações com os títulos: “Seres Alados, Molhados e Arrastados”, “Linha do Tempo” e “Tatu Cria”.

Coletivo Papelote (São Paulo) – lançamento de fotos, ilustrações, colagens e lambes dos projetos realizados em julho e agosto.

Suor Impresso (São Paulo) – lançamento do fotolivro “Cidade das Plantas”

Selo SETE MARES  –  lançamento de todos os seus trabalhos na Feira SUB.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta