Capa » Cultura Viva » Projeto Pontes Musicais começa neste dia 11 e pretende renovar a produção cultural no centro de Campinas
Projeto Pontes Musicais começa neste dia 11 e pretende renovar a produção cultural no centro de Campinas
Guga Costa e Breno Lopes (Foto Rafael Scucuglia/Divulgação)

Projeto Pontes Musicais começa neste dia 11 e pretende renovar a produção cultural no centro de Campinas

Fundada em 1974, a Livraria Pontes é um dos ambientes mais tradicionais da literatura na região central de Campinas e a partir deste sábado, dia 11 de fevereiro, será transformada em um espaço consolidado também para a música e outras linguagens artísticas. Com um show às 11 horas e outro às 15 horas, do cantor e produtor Guga Costa e do violinista Breno Lopes, terá início o Projeto Pontes Musicais. Inspirado no disco “À flor da pele”, de Ney Matogrosso e Raphael Rabello, de 1990, o show será em palco em um dos andares da Livraria Pontes, na rua Dr.Quirino, 1223.

O Projeto Pontes Musicais é uma parceria entre a Livraria Pontes e o Redário, núcleo de músicos-produtores formado por Guga Costa, Tiago Pallone e Henrique Tarrason. O propósito do projeto é a criação de um palco permanente para realização de shows intimistas em formatos de solos, duos ou trios.

Segundo Guga Costa, a ideia surgiu em uma viagem que fez a Portugal, quando teve a oportunidade de visitar algumas casas de fado no histórico bairro da Alfama, onde entrou em contato com pequenas casas de shows nas quais as pessoas se dirigiam para apreciar a música, em um ambiente bastante intimista e no qual artistas e público ficavam muito próximos.

Entretanto, Guga afirma que o Redário também tem o objetivo de repensar o centro de Campinas enquanto grande espaço cultural da cidade: “Estamos trabalhando com o Redário ocupando um dos andares da Livraria Pontes, e a ideia é solidificar essa parceria com a livraria, mas com um intuito maior que é repensar o centro da cidade, não apenas com atividades na livraria, mas também por todo o centro, seja ocupando os espaços públicos, seja dialogando com espaços que estão ociosos no centro, além de criar um espaço para discussões sobre temas relacionados à gestão cultural, a produção cultural e o fazer artístico na cidade de Campinas e no país.”

Neste primeiro momento do projeto Pontes Musicais, os shows vão acontecer uma vez ao mês, sempre com duas sessões, às 11 e às 15 horas, na Livraria Pontes. A entrada para o show das 11h é no sistema de ingresso no chapéu e o show das 15h tem preço definido em R$20,00 de couvert artístico. Mais informações no site www.redario.com/pontesmusicais. 

Repertório do show:  

Sargaço Mar (Dorival Caymmi)

Canto de Iemanjá (Baden Powell e Vinícius de Moraes)

Má (Guga Costa)

Sì dolce è’l tormento (Claudio Monteverdi)

Autonomia (Cartola)

Retrato em Branco e Preto (Chico Buarque e Tom Jobim)

Modinha (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)

Sobre Todas as Coisas (Edu Lobo e Chico Buarque)

Martelo Agalopado (Antonio Nóbrega e Ariano Suassuna)
Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira)
Vereda Tropical (Gonzalo Curiel)

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta