Capa » Cultura Viva » Fórum Permanente de Cultura quer mobilizar e fortalecer artistas de Campinas
Fórum Permanente de Cultura quer mobilizar e fortalecer artistas de Campinas
Uma das últimas reuniões do Fórum Permanente de Cultura: pelo fortalecimento e maior participação dos artistas de Campinas (Foto Divulgação)

Fórum Permanente de Cultura quer mobilizar e fortalecer artistas de Campinas

Mobilizar e fortalecer os artistas de Campinas, contribuindo com os avanços culturais na cidade. Este é um dos propósitos do Fórum Permanente de Cultura segundo a sua nova presidente, Maíra Schiavinato Massei. “Durante muito tempo os artistas estiveram afastados do Fórum, que praticamente não se reuniu em dois anos. Ele deve ser um espaço para dar voz aos artistas, ouvindo as suas reivindicações e dialogando com o poder público”, diz a nova presidente.

Maíra Massei assumiu a presidência na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, à noite, na segunda assembleia anual do Fórum, na Estação Cultura. O ex-presidente, o artista plástico Marcos Garcia, renunciou à presidência, após a posição da assembleia contrária à sua assinatura, em nome do Fórum, a manifesto de apoio à construção do Teatro de Ópera de Campinas.

“Ninguém é contra o teatro de ópera, que previa a aplicação de verbas estaduais. O que houve foi a posição sobre a assinatura de um documento sem consulta à assembleia, que é soberana e deve ser sempre ouvida”, diz Maíra. O projeto de construção do Teatro de Ópera “Carlos Gomes”, com o investimento de verbas estaduais, foi cancelado no final de 2016 pelo prefeito Jonas Donizette, sob a alegação de que, diante da grave crise fiscal, o município deveria der outras prioridades.

De fato são muitas as prioridades para a cultura em Campinas, destaca Maíra Massei. “Temos a questão do não-pagamento dos artistas contemplados pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas), o teatro do Centro de Convivência fechado, museus que não funcionam e espaços funcionando basicamente com voluntariado. O panorama cultural em Campinas apresenta muitos problemas, mas existe um bom grupo de pessoas reunidas no Fórum, de várias áreas artísticas, muito disposto a trabalhar. A situação cultural na cidade pode melhorar”, afirma a nova presidente do Fórum Permanente de Cultura.

Maíra lembra que o Fórum é responsável pela indicação de nove nomes para compor o Conselho Municipal de Cultura. São o presidente do Fórum e outros oito componentes. Nos próximos dias o Conselho deve se reunir, quando o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, apresentará o balanço dos últimos quatro anos e as novas diretrizes para o setor.

“Temos várias questões a discutir e tudo no Fórum será feito de forma coletiva, com trabalhos em grupos. A presidência representa o Fórum, mas sempre ouvindo a assembleia, a gestão é coletiva”, reitera a nova presidente. Uma das questões a serem discutidas, ressalta, é a reforma do estatuto do Fórum. Outra, a participação na construção do novo Plano Diretor de Campinas para os próximos dez anos. “É importante a presença da Cultura no Plano Diretor”, salienta.

“O Fórum precisa ser mais participativo”, conclui Maíra Massei, que é nascida em Campinas, onde já atuou como atriz, mas morou muito tempo na Escócia. Voltando ao Brasil, formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Já trabalhou como ilustradora e gravurista e também com coordenação pedagógica. Há anos dedica-se à literatura e tem formação em fotografia. Múltiplas linguagens artísticas na trajetória da nova presidente do Fórum Permanente de Cultura de Campinas.

A próxima assembleia do Fórum está marcada para o dia 13 de março, na Estação Cultura. Calendário cultural, Lei Cultura Viva e o desenho do logo para o Fórum são alguns pontos da pauta.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta