Capa » Cultura Viva » Aaron tem cinco anos e inaugura sua primeira exposição neste domingo em Campinas
Aaron tem cinco anos e inaugura sua primeira exposição neste domingo em Campinas
Aaron: talento e criatividade desde cedo (Foto Divulgação)

Aaron tem cinco anos e inaugura sua primeira exposição neste domingo em Campinas

Cinco anos de idade e Aaron Barrios inaugura sua primeira exposição – “Você, a arte e eu” – neste domingo, dia 12 de março, em evento que terá várias atrações na Rabeca Cultural, entre 10 e 22 horas. Com mais essa exposição, a Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, em Campinas, se consolida como espaço com vocação para lançar novos talentos em diversas linguagens artísticas. Entre as atividades no domingo, uma oficina gratuita para crianças, “A coluna vertical da palavra”, de Jaqueline Fernandes, entre 14 e 15h30.

Aaron Barrios é uma criança de 5 anos que gosta de música, pintar, andar de bicicleta e brincar de carrinhos. Desde os 10 meses de idade começou a traçar suas primeiras linhas e com 1 ano e meio já desenhava pessoas com formas definidas (cabeça, corpo, braços e pernas). Com 2 anos começou a brincar com tintas guache e já se podia ver suas ideias definidas no papel.

Com 3 anos e meio abandonou as formas normais e começou a brincar com as cores, sem misturá-las, dando formas bastante interessantes que o deixavam muito satisfeito. Seus pais, ao notarem o talento espontâneo do jovem artista, o estimularam oferecendo ambiente propício para sua criação com o que fosse necessário.

Passou desde então a pintar compulsivamente, a ponto de os pais terem que oferecer outras atividades como música e karatê, para que ele pudesse dividir seu tempo com outras coisas que não fosse exclusivamente a pintura.

Uma das obras de Aaron

Uma das obras de Aaron

Aaron é o tipo de artista que com essa idade já elabora a ideia, o conteúdo, a forma, a unidade e a combinação de cores em sua cabeça, antes de passar tudo para a tela. Já aconteceu de se levantar às 2 horas da manhã para pintar uma ideia que lhe ocorreu, ou parar qualquer atividade para traduzir suas ideias em uma tela. As telas são praticamente maiores que o próprio artista e a quantidade de técnicas que desenvolve empiricamente é impressionante.

Com cinco anos possui mais que uma centena e meia de quadros e a Rabeca Cultural terá a oportunidade de mostrar pela primeira vez ao universo das artes, pouco mais de duas dezenas dessas preciosidades.

No encerramento da exposição, dia 9 de abril, às 16 horas, também na Rabeca Cultural, será realizado um leilão com duas obras de Aaron. Seus pais nunca quiseram vender um quadro seu, embora a procura e ofertas sejam grandes. Querem mostrar ao jovem artista que ele pode, em muito, ajudar as pessoas com sua arte. Sendo assim, os recursos captados com o leilão serão destinados ao Centro Infantil Boldrini e na compra de instrumentos musicais para o Projeto Retreta, de Artur Nogueira. Projeto este que contempla praticamente mil alunos que estudam música gratuitamente.

Outra obra do jovem artista

Outra obra do jovem artista

Outras atividades – Um grande cardápio será oferecido pela Rabeca Cultural no domingo. Das 11 às 14 horas, lançamento do livro infantil Vó Ninon e Outras Histórias, de Irene Prado, pela Editora Curupira. Das 10 às 22 horas, Projeto Arterapia, Arte e Doação, com venda de artesanato e recursos obtidos revertidos para entidades sociais e instituições de caridade.  Informações www.facebook.com/2016arterapia

Às 13 horas, apresentação musical, voz e violão com Nayara Even, do Projeto Retreta. Às 17 horas, apresentação do Grupo de Cordas do Projeto Retreta, de Artur Nogueira. Vinte músicos sob a regência do maestro Ricardo Michelino. Repertório variado com músicas para crianças de Toquinho, Kha Machado e outros.

Uma atividade especial acontecerá entre 14 e 15h30 e das 15h30 às 17 horas. Será a oficina “A Coluna Vertical da Palavra”, de Jaqueline Fernandes. A proposta é escutar o significado que palavras pinçadas de um livro têm para as crianças. Jaqueline comentou o conceito em artigo para a plataforma de blogs da Agência Social de Notícias, em 2016: http://asn.blog.br/2016/11/22/coluna-vertical-da-palavra/

A comida e a bebida, ao longo do dia, estarão por conta da Orggânica Cozinha Essencial, da chef Ana Ogg. Toda feita com produtos orgânicos e frescos, a comida será vendida em Brunch matutino e vespertino (Café, Pão de Queijo, Bolo), em refeições no almoço e janta, quitutes deliciosos e sucos naturais.

A Rabeca Cultural fica à Avenida Dona Maria Franco Salgado, 250, Jardim Atibaia, Sousas, Campinas, SP. Telefones 19 32582750, ou 19 997206186. facebook.com/rabecacultural. A entrada é franca.

 

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta