Capa » Cidadania » Campinas sedia I Encontro de Fraternidade Sem Fronteiras
Campinas sedia I Encontro de Fraternidade Sem Fronteiras
Presença de Fraternidade sem Fronteiras em Moçambique (Foto Felipe Torres/Divulgação)

Campinas sedia I Encontro de Fraternidade Sem Fronteiras

Em uma conjuntura mundial marcada por múltiplas manifestações de intolerância e racismo, Campinas sedia neste final de semana o I Encontro da Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), organização internacional de solidariedade com várias ações na África, particularmente em Moçambique e Madagascar. O evento acontecerá no Espaço Guanabara, neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de março, e contará com a participação de vários oradores.

Tal como a essência da FSF, que preza pela diversidade nas ações e nas atividades, o evento, aberto a todos os interessados, será recheado, além das palestras com oradores de reconhecimento nacional e internacional, de apresentações artísticas; exibição de vídeos de caravanas organizadas pela ONG para a África, bate-papo com caravaneiros, padrinhos e monitores da organização; debates sobre temas da fraternidade; além de bazar beneficente com produtos relacionados à FSF (camiseta, boneca, adesivo, entre outros), lançamento de livro e estande das editoras AME e Leal.

“O objetivo do encontro é congregar pessoas interessadas em discutir os valores vividos e defendidos por nossa ONG, que são a solidariedade, a caridade e fraternidade universal. Buscamos uma linguagem que chegue aos corações e crie pontos de afeto entre os povos e as culturas. Aliás, é justamente esse o trabalho da Fraternidade sem Fronteiras: acolher crianças órfãs e vulneráveis, bem como idosos, pertencentes às aldeias no interior de Moçambique ou na aridez do sul de Madagascar, distribuindo alimentos e água, descobrindo talentos e promovendo o despertar do potencial humano por meio das oportunidades”, destaca Andrei Moreira, médico homeopata e um dos diretores da FSF.

Os oradores – O Encontro contará com três conferências, três painéis temáticos e seis palestras. O aclamado médium espírita Divaldo Franco, que abordará as temáticas “A verdadeira caridade” e “O papel da fraternidade na transição planetária”, destaca-se entre os oradores convidados. A lista segue com Andrei Moreira (médico e escritor): “O amor que cura” e “Resgate da dignidade humana”, Jorge Godinho (Presidente da Federação Espírita Brasileira): “Compromisso com o bem – tempo de definição”, Wagner Moura (Presidente da FSF): “Fraternidade sem Fronteiras: um chamado do coração”, Irmã Aíla Pinheiro (filósofa e doutora em Teologia): “A caridade segundo São Paulo” e “O bom samaritano”, Wellerson Santos (escritor e conferencista): “Um só coração” e “Ubuntu”, Pastor Milton (Clínica da Alma): “O papel do cristão no mundo”, e Rossandro Klinjey (psicólogo e escritor): “Um só povo” e “Fraternidade universal”.

As vivências – Por meio de bate-papo ao longo dos dois dias de evento, a vivência humana nas ações da ONG em Moçambique seguirá por duas vias. Na de ida, caravaneiros brasileiros falarão sobre a oportunidade de visitar os centros de acolhimentos da Fraternidade sem Fronteiras na África, bem como conhecer as atividades desenvolvidas e receber o afago das crianças apadrinhadas. Na de volta, quatro coordenadores moçambicanos, vindos de Moçambique especialmente para o encontro, compartilharão a experiência de transformação proporcionada pela ONG a crianças, jovens, adultos e idosos moradores das aldeias contempladas pelo programa da FSF.

Os artistas – Os dias de encontro também serão brindados com a presença marcante da pluralidade das artes. Da música, o público conferirá as apresentações de Elizabete Lacerda, Aristeu e Juliana, e Plinio Oliveira. Nos passos da dança, o coletivo Bigfield Crew trará ao Espaço Guanabara os embalos da dança de rua. Em compensação, no campo da palhaçada, caberá à espevitada Dra. ChurasKinho recepcionar os participantes do encontro com bastante graça, irreverência e bom humor. Na mesma sintonia, o premiado grafiteiro Gustavo Nénão construirá uma obra artística aos olhos do público durante o primeiro dia de evento. No segundo, a preciosidade artística será rifada entre os participantes.

A ONG – Fundada por Wagner Moura, a partir de uma viagem a Moçambique, em 2009, a Fraternidade sem Fronteiras segue pela trilha da solidariedade. Com os olhos voltados às regiões mais pobres do mundo, a ONG atua na implantação de centros de acolhimento em lugares do planeta onde a fome, a miséria e o desamparo fazem todos os dias novas vítimas inocentes, entre as quais Moçambique e, desde o início do ano, Madagascar. Por conta desse trabalho significativo, a FSF recebeu o Prêmio Você e a Paz, em 2016, na categoria “Instituição que Realiza”.

No solo moçambicano, a FSF conta com 21 centros de acolhimento espalhados pelas aldeias da região de Gaza, que acolhe aproximadamente 8 mil crianças órfãs. O amparo desses garotos e garotas se dá por meio do apadrinhamento feito por voluntários no Brasil e em várias do mundo. Quando entra para o programa, o órfão passa a receber alimentação diária, reforço e material escolar, orientação de higiene e atividades culturais. Além disso, conta com a visita de quatro caravanas anuais compostas por padrinhos voluntários de diferentes áreas do conhecimento, entre os quais médicos, dentistas e enfermeiros.

SAIBA MAIS

O quê: I Encontro da Fraternidade sem Fronteiras

Quando: 25/3 (sábado), das 8h às 19h, e 26/3 (domingo), das 8h às 14h

Onde: Espaço Guanabara (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 300, Guanabara)

Inscrições: www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta