Capa » Cultura Viva » Palco da Feira SUB 2017, Biblioteca Municipal “Professor Manoel Zink” de Campinas tem 70 anos
Palco da Feira SUB 2017, Biblioteca Municipal “Professor Manoel Zink” de Campinas tem 70 anos
Biblioteca Pública Municipal "Prof.Ernesto Manoel Zink", um dos principais espaços culturais de Campinas (Foto José Pedro Martins)

Palco da Feira SUB 2017, Biblioteca Municipal “Professor Manoel Zink” de Campinas tem 70 anos

Feira SUBA segunda edição da Feira SUB, relativa a 2017, será no dia 16 de setembro, sábado, na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, em Campinas. O novo espaço da Feira SUB, que objetiva a divulgação e fomento à arte impressa, produção de livros independentes e outras publicações de alto valor artístico, tem 70 anos de dedicação à literatura. Um território de valorização do livro, histórias em quadrinhos e demais publicações que celebram a leitura como uma das atividades culturais mais enobrecedoras do espírito humano.

As inscrições para a Feira SUB 2017 já estão abertas e vão até o dia 16 de julho de 2017, podendo ser feitas pelo Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/feirasub/ ou através deste link: https://goo.gl/forms/2kURrsag4N6jthqu1. Em seguida haverá o trabalho de curadoria para escolha dos expositores, que serão divulgados até o dia 18 de agosto.

Como destaca a curadora da Feira SUB 2017, Marcela Pacola, o propósito de sediar o evento na Biblioteca “Professor Ernesto Manoel Zink” é justamente o de levar arte e artistas para a biblioteca e olhar para a biblioteca como um lugar de convivência, trocas e aprendizado, diluindo fronteiras entre livros tradicionais e publicações independentes.

A intenção, assinala Marcela, é democratizar o acesso à esse tipo de publicação, com a realização da Feira SUB na Biblioteca Municipal, que é um espaço público e que fica em um local com muita acessibilidade. “Ao trazer a SUB para a Biblioteca, ampliamos o acesso a esse tipo de arte para pessoas que ainda não conhecem e terão contato pela primeira vez”, diz ela. Sediando a Feira na região central de Campinas, no prédio localizado na avenida Benjamin Constant, 1633, ao lado da Prefeitura, estima-se que o evento atinja um público de cerca de 2000 pessoas.

“Como a Feira recebe expositores de todo o Brasil, haverá a divulgação espontânea da Biblioteca Municipal de Campinas para todo o país por meio das mídias tradicional e digital e divulgação orgânica gerada pelas redes sociais”, lembra Marcela Pacola. Ela nota que algumas feiras do gênero acontecem em espaços públicos: a Feira Miolo(s) acontece na Biblioteca Mário de Andrade (SP), a feira Plana acontece na Bienal-SP (e no MIS até 2016) a Feira Tijuana no Parque Lage no Rio de Janeiro, a Parada Gráfica no Museu do Trabalho em Porto Alegre, a Feira Ladeira no Palácio da Aclamação em Salvador, entre outras.

Para a curadora da Feira SUB, o evento contribuirá com o fortalecimento da imagem da Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, na medida em que ela estará associada a um evento que estimula a economia criativa e colaborativa, além de ser um projeto que promove o desenvolvimento cultural e gera aproximação com a comunidade.

E, claro, a Feira SUB 2017 vai coincidir com a lembrança dos 71 anos da Biblioteca Pública Municipal de Campinas. Momento propício, portanto, para reverenciar o trabalho feito pela Biblioteca pela cultura em geral e a literatura em particular.

A Feira SUB é uma realização do The Mix Bazar e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e da Agência Social de Notícias.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta