Capa » Cultura Viva » A música da Mantiqueira neste domingo, dia 28 de maio, na Rabeca Cultural
A música da Mantiqueira neste domingo, dia 28 de maio, na Rabeca Cultural

A música da Mantiqueira neste domingo, dia 28 de maio, na Rabeca Cultural

Mantiqueira, em linguagem indígena, é a “Montanha que Chora”, definição sublime para a quantidade de águas que ela guarda e que abastece grande parte da Região Sudeste do Brasil. Naturalmente, portanto, o Sul de Minas Gerais, onde domina, majestosa, a paisagem da Mantiqueira, é uma região muito fértil, e é nela que nasce uma das mais vigorosas manifestações culturais do país, a música embebida em água e vida. Um tributo à qualidade musical originária da Mantiqueira e de todo o Sul de Minas Gerais acontece neste domingo, dia 28 de maio, a partir das 19 horas, na Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, em Campinas, com um show de Elder Costa e Omar Fontes.

A dupla que se apresenta na Rabeca Cultural tem sólida formação musical. Elder Costa é pós graduado em “Canção Popular” – criação, produção musical e performance pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e bacharel em Violão pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Tem Licenciatura em Música pela Universidade de Três Corações (MG) e é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Elder Costa começou sua trajetória musical no Conservatório Estadual de Minas Gerais de Pouso Alegre, onde participou de vários grupos musicais e deu aula de violão. Em 1998, em parceria com Wolf Borges, lançou o disco “Ímpar”. Em 2002, lançou seu primeiro trabalho solo, o CD “Lindas e Benditas” com participações de Milton Nascimento e Ana Carolina.
Este trabalho alcançou uma expressiva marca de vendas no mercado independente, trazendo uma atraente fusão de pop e MPB. Ainda em 2002, Elder participou da turnê de Milton Nascimento pelo circuito Telemig Celular de Cultura, ao lado de Maria Rita e Lô Borges.
No mesmo ano, participou do projeto Novas Caras da Música Brasileira, junto com Ivan Lins, Marina Lima, Zeca Baleiro, Chico César e Rita Ribeiro, lançado pela Abril Music.

Em 2016 fez o lançamento do “Baião Mineiro”, seu novo disco gravado ao vivo em São Paulo, em parceria com o pianista e acordeonista Marcos Nimrichter. Atualmente viaja com a turnê Elder Costa e Ivan Vilela – Circulação pelo Sul de Minas. Elder Costa transita com liberdade em diversos estilos, desde a sua origem brejeira ao universo pop, onde possui grande bagagem, fazendo ainda uma MPB com sotaques regionais e visão na música do mundo.

Omar Fontes tem mais de vinte e cinco anos de carreira, atuando como produtor musical, pianista, arranjador e professor, regente de coro e orquestra. É formado em Composição pela UNICAMP, especializado em harmonia e arranjo com o professor e arranjador Cláudio Leal, de São Paulo.

É muito conhecido no Sul de Minas, Oeste Paulista, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e São Paulo onde tem trabalho frequentemente com diversos músicos de renome como Elder Costa, Wolf Borges, Claudio Nucci, Jucilene Buosi, Torquarto Mariano, Rafael Toledo, Michele Leal, Grupo Telhado, Ravi Kefi, Toninho Horta, Ceumar e Arthur Maia. Entre os seus projetos está “Olhai os líricos dos cantos”, em parceria com o poeta e letrista Gildes Bezerra.

A entrada para o show custa R$ 25,00. Haverá comidinhas da Orggânica, elaboradas por Ana Ogg, e cervejas especiais. A Rabeca Cultural fica na avenida Dona Maria Franco Salgado, 250, no Jardim Atibaia, distrito de Sousas, Campinas. É em Sousas que fica a estação de captação de água, no rio Atibaia, que abastece Campinas. As águas nascidas no Sul de Minas Gerais, nas encostas da Mantiqueira.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta