Capa » Cultura Viva » Scarpinetti e a cultura popular na Mostra Barueri de Fotografia a partir de 13 de junho
Scarpinetti e a cultura popular na Mostra Barueri de Fotografia a partir de 13 de junho
Encontro de ternos de Congo em Olímpia (Foto Antônio Scarpinetti)

Scarpinetti e a cultura popular na Mostra Barueri de Fotografia a partir de 13 de junho

Neste dia 13 de junho, quando é lembrado o Dia de Santo Antônio, de grande importância para a cultura e religiosidade popular brasileira, começa mais uma edição da Mostra Barueri de Fotografia. Em 2017 o tema da Mostra é justamente a cultura popular, em todas as suas facetas e dimensões. Entre os destaques do evento deste ano, a participação do fotógrafo Antônio Scarpinetti e um resumo de sua obra de fôlego, na catalogação de importantes manifestações culturais, em particular o Festival de Olímpia, a sua cidade natal.

A Mostra Barueri de Fotografia estará em cartaz, até o dia 20 de agosto, na Galeria de Artes Barueri, localizada no Teatro Municipal de Barueri,  na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos. Sob curadoria de Edgard Santo Moretti, a Mostra apresentará um painel da multiplicidade típica da cultura popular brasileira.

Cia Incenso, Ouro e Mirra, em Olímpia (Foto Antônio Scarpinetti)

Cia Incenso, Ouro e Mirra, em Olímpia (Foto Antônio Scarpinetti)

Festival de Olímpia – Considerado por muitos especialistas o principal evento da cultura popular brasileira, pela diversidade de estilos e expressões que reúne, o Festival de Folclore de Olímpia, no interior de São Paulo, é realizado anualmente desde 1965. Neste ano o Festival terá, portanto, a sua 53ª edição, entre os dias 5 e 13 de agosto, na Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant´Anna”. É uma homenagem ao bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e professor de Língua Portuguesa José Sant´Anna, criador do Festival de Folclore de Olímpia. Autor de vários livros sobre folclore, José Sant´Anna também foi o criador do Conselho Municipal de Cultura e do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”. Produtor de dois discos, representou o Brasil no I Festival Internacional do Folclore de Laguna, na Espanha.

Antônio Scarpinetti, ou Scarpa, como é conhecido entre os seus colegas e admiradores, registra há anos a beleza impressionante das manifestações que desfilam pelo Festival de Olímpia. Caso dos ternos de Congo e Moçambique, como do tradicionalíssimo terno de Congo do Xambá, de São Sebastião do Paraíso, sudoeste de Minas Gerais, e do Ticumbi de São Benedito, de Conceição da Barra (ES).

Terno de Congo Xambá, de São Sebastião do Paraíso (MG) (Foto Antônio Scarpinetti)

Terno de Congo Xambá, de São Sebastião do Paraíso (MG) (Foto Antônio Scarpinetti)

As Congadas são a síntese da influência ibérica e africana na matriz cultural brasileira. Os santos de devoção popular, como São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, junto com a representação da luta de Carlos Magno contra a presença moura na Península Ibérica. Praticadas em vários estados, as Congadas assumem um perfil de acordo com o lugar. Mas são sempre emoção, fé e esperança.

O Ticumbi é uma dança muito popular e representativa do Espírito Santo, simbolizando as lutas entre os reis Congo e Bamba, pela louvação a São Benedito.  São três séculos de tradição entre a comunidade de Conceição da Barra, onde o desfile é realizado anualmente no dia 1o de janeiro, do Córrego das Piabas até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Ticumbi São Benedito, de Conceição da Barra (ES) (Foto Antônio Scarpinetti)

Ticumbi São Benedito, de Conceição da Barra (ES) (Foto Antônio Scarpinetti)

Com o seu talento, sensibilidade e dedicação, Antônio Scarpinetti, um profissional com passagens por vários jornais de Campinas e com diversas exposições individuais e coletivas, tem registrado e divulgado essas joias da cultura popular brasileira. São estes registros brilhantes que a Mostra Barueri de Fotografia apresenta a partir deste 13 de junho, Dia de Santo Antônio, junto com muitas outras obras de fotógrafos amadores e profissionais.

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta