Capa » Cultura Viva » Editora da Unicamp promove Minicurso de Editoração e lançamento de livro
Editora da Unicamp promove Minicurso de Editoração e lançamento de livro
Plinio Martins Filho, que terá seu livro lançado no evento de abertura (Foto USP Imagens)

Editora da Unicamp promove Minicurso de Editoração e lançamento de livro

As diferentes etapas do processo de produção e difusão de livros são o tema do Minicurso de Editoração que a Editora da Unicamp promoverá nos dias 14 e 21 de agosto. Com apoio do coletivo A-Entidade, os participantes terão palestras e oficinas no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (IEL-Unicamp). As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

O evento conta com a participação de Plinio Martins Filho, professor de editoração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e autor do livro “Manual de Editoração e Estilo”, publicado pela Editora da Unicamp. A palestra “A arte de fazer livros” abre a programação no dia 14 de agosto, às 10 horas, no auditório do IEL.  Após a palestra, às 11h30 haverá o lançamento do “Manual de Editoração e Estilo”.

Martins Filho é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e presidiu a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) por mais de 20 anos, tendo participado da publicação de mais de 1600 livros, sendo 80 deles vencedores do prêmio Jabuti. Além disso, Coordena a coleção Artes do Livro da Editora Ateliê e dirige a COM-ARTE, editora laboratório do curso de Editoração da USP.

O “Manual” foi concebido a partir da experiência do autor e entre suas múltiplas possibilidades de uso está a padronização das dissertações e teses que chegam às editoras universitárias e às casas editoriais particulares. Nesse sentido, trata de questões relacionadas ao trabalho de diagramadores, revisores e preparadores de textos no processo de editoração de livros, abrangendo aspectos relacionados à ortografia, pontuação, padronização de textos em língua estrangeira, confecção e apresentação de notas de rodapé e referências bibliográficas, entre outros aspectos. É, portanto, útil tanto para professores e alunos da educação superior, quanto para editores, preparadores, revisores e diagramadores.

Palestras e oficinas – O Minicurso ainda inclui palestras sobre produção editorial, revisão de originais, comercialização e marketing com integrantes da equipe da Editora da Unicamp. As oficinas, que acontecem no segundo dia (21), têm duração de duas horas e são destinadas à discussão e atividades de preparação, revisão e diagramação de textos.

Para participar, os interessados devem se inscrever através do e-mail editoração_iel@outlook.com. As vagas são limitadas.

Para os que não puderem comparecer, a Editora da Unicamp fará a cobertura completa dos dois dias de evento através de suas redes sociais: Instagram (@editoradaunicamp), Twitter (@editoraunicamp) e Facebook (/EditoraDaUnicamp).

Sobre o Manual de Editoração e Estilo

Autor: Plinio Martins Filho
ISBN: 978-85-268-1368-7
Edição: 1ª
Ano: 2016
Páginas: 728
Dimensões: 18 x 23,4
Por: R$ 120,00
http://www.editoraunicamp.com.br/lancamento_detalhe.asp?id=1131

Sobre o Minicurso de Editoração da Editora da Unicamp
Quando: 14 e 21 de agosto (segunda-feira)
Onde: IEL- Unicamp (R. Sérgio Buarque de Holanda, 571 – Cidade Universitária, Campinas/SP)
Programação:
14 de agosto – Palestras
10h – Plínio Martins
11h30 – Lançamento do livro Manual de Editoração e Estilo, de Plínio Martins Filho (com sorteio de um exemplar)
14h – Produção editorial, divulgação e marketing (Ricardo Lima e Marta Avancini)
15h – Revisão (Beatriz Marchesini)
16h – Diagramação (Silvia Gonçalves)
 Local: Auditório do IEL

21 de agosto – Oficinas
Três oficinas simultâneas em rodízio (realização e discussão de atividades práticas de preparação, revisão e diagramação)

10h, 14h e 16h – Oficina de produção editorial, divulgação e marketing
10h, 14h e 16h – Oficina de revisão
10h, 14h e 16h – Oficina de diagramação

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta