Capa » Cultura Viva » Aula aberta com Martinho Caires e a arte da fotografia na Rabeca Cultural
Aula aberta com Martinho Caires e a arte da fotografia na Rabeca Cultural
A fotografia em Martinho Caires é sempre arte

Aula aberta com Martinho Caires e a arte da fotografia na Rabeca Cultural

Para ele, fotografia é a arte do encontro generoso e mágico da técnica objetiva com a subjetividade da emoção, do encantamento do olhar. Pois nesta terça-feira, dia 3 de outubro, Martinho Caires oferece uma aula aberta sobre a arte da fotografia entre 19 e 20h30 na Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, em Campinas. Será uma aula aberta, gratuita, mas funcionando como o início de um curso (“O Olhar Criativo”), para os interessados, que o premiado fotógrafo ministra sempre às terças-feiras, até novembro.

Caires explica que o curso tem como objetivo estimular o olhar criativo na fotografia, com o uso inteligente dos controles essenciais de uma câmera fotográfica, como abertura, velocidade, ISO, balanço de branco e lentes, além de auxiliar na descoberta de seus potenciais narrativos, através dos aspectos subjetivos como composição e enquadramento.

Com este propósito, o curso terá seis aulas teóricas e duas práticas. As aulas teóricas, inteiramente ministradas com projetor multimídia com o uso de powerpoint, serão sobre História da Fotografia (Câmera escura, Primeiras imagens. Olhar Criativo pioneiro), Câmera Fotográfica (História/Evolução, Tipos de máquina, Tipos de Sensor. Qual equipamento comprar?),  Controles da Câmera (Abertura, Velocidade, Balança de Branco, ISO. Profundidade de campo Exposição e Modos de cena programada) e Lentes (Grande Angular, Normal e Teleobjetiva. Quais aplicações?).

Complementam o conteúdo aulas sobre Teoria da Luz (Cores aditivas (RGB) e subtrativas (CMYK), Espaço de cor. Temperatura de cor e escala Kelvin. Fotometria e fontes de luz), Linguagem fotográfica (Composição e Enquadramento, Simetria, Padrões, Regra dos terços), Arquivo Digital (Formação da imagem, Resolução e tamanho da imagem, Formato de arquivos – TIF, RAW e JPG) e Introdução ao tratamento de Imagens (Photoshop e Lightroom, Fluxo de trabalho. Tratamento – melhorando a imagem. Luminosidade, Cor).

O curso "O Olhar Criativo" vai introduzir o aluno na força narrativa da fotografia (Foto Martinho Caires)

O curso “O Olhar Criativo” vai introduzir o aluno na força narrativa da fotografia (Foto Martinho Caires)

Martinho Caires é fotógrafo, produtor cultural e professor de fotografia, com aulas em instituições como Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Oficinas Culturais Hilda Hilst, Faculdades Metrocamp, MIS e Ateliê Lisa França. Já trabalhou em fotojornalismo na “Veja” e “Correio Popular” e é editor de fotografia da Agência Social de Notícias.

O fotógrafo foi contemplado no FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) em 2013 e 2014 e venceu o concurso “Fotografe Campinas” e “Painel Fotográfico Hércules Florence”. É coautor do livro“República de Campinas – Cenas da memória afetiva e política da cidade” em parceria com o jornalista José Pedro Martins. Fez mais de 70 exposições individuais e coletivas, em diversas cidades.

Entre outras exposições, participou da Coletiva de Fotografias da FUNARTE/IBAC. Esta Coletiva, realizada na forma de edital, esteve na Galeria FUNART, no Rio de Janeiro, e depois viajou por vários estados. Também participou das coletivas “Unicamp 40 anos”, no Espaço CPFL; “Mostra Contemporânea de Fotografia”, na Itaugaleria, em São Paulo; da “Mostra Contemporânea de fotografia”, na Itaugaleria, em Brasília; e na Coletiva de Fotografias no Espaço UFF de Fotografia, de Niterói (RJ).

Há exatamente um ano, Caires tomou posse na Academia Campineira de Letras e Artes, na cadeira que tem como patrono o escultor Lelio Collucini. Foi o primeiro fotógrafo a ingressar na Academia, como uma espécie de homenagem a Hercules Florence, que fez experiências pioneiras em fotografia em Campinas. Pois no último mês de agosto, Martinho Caires foi homenageado justamente com a Medalha Hércules Florence, concedida pela Câmara Municipal de Campinas, pela sua trajetória nessa arte que continua proporcionando surpresas e descobertas.

A Rabeca Cultural, onde Martinho Caires vai ministrar o seu curso “O Olhar Criativo”, vem-se firmando como um dos principais espaços das artes em Campinas e região. Está localizada na avenida Dona Maria Franco Salgado, 250, Jardim Atibaia, no distrito de Sousas. O curso custará três parcelas de R$ 200,00. Maiores informações no telefone (19) 99720.6186.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta