Capa » Cidadania » Jornalistas e artistas juntos em campanha do Outubro Rosa em Campinas
Jornalistas e artistas juntos em campanha do Outubro Rosa em Campinas
Mário Gravem Borges é um dos artistas que participaram da campanha (Foto Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Jornalistas e artistas juntos em campanha do Outubro Rosa em Campinas

A exposição “Vitoriosas” será aberta ao público nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, no Galleria Shopping, em homenagem ao Outubro Rosa. A mostra reúne dez artistas plásticos e dez jornalistas de Campinas que contaram, com textos e pinturas, a história de dez mulheres que convivem ou conviveram com o drama do câncer de mama. A mostra poderá ser visitada gratuitamente no segundo piso do shopping, ao lado da loja MAC, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e aos domingos e feriados, das 14 às 20 horas. O público verá, em crônicas e telas, exemplos de superação.
A primeira-dama, Sandra Ciocci, uma das líderes da campanha Outubro Rosa, participou da premier da exposição realizada na manhã desta quarta-feira, 4 de outubro, para os artistas, os jornalistas e as mulheres que participaram da mostra. Sandra Ciocci disse que a fila de mamografia está zerada na cidade. “Vamos portanto fazer uma busca ativa para encontrar aquelas mulheres que, por um motivo ou outro, não têm feito esse exame”.  A primeira-dama agradeceu a todos os envolvidos na exposição que “atuaram como voluntários e fizeram um trabalho genial”.
As mulheres retratadas na exposição são de diferentes idades, unidas na luta contra o câncer de mama. O processo criativo envolveu o contato dos jornalistas e artistas com as personagens, que contaram suas histórias. As mulheres que inspiraram as obras foram indicadas pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e pelo Grupo Rosa e Amor.
Exposição pode ser visitada até o dia 18 de outubro (Foto Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Exposição pode ser visitada até o dia 18 de outubro (Foto Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

A Exposição “Vitoriosas” é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas e do Salão de Beleza Symetria, que há sete anos é posto de doação de cabelos para mulheres em tratamento do câncer de mama e tem o apoio do Galleria Shopping. O presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Carlos Jereissati Filho, esteve presente no evento.
O projeto contou com a participação dos artistas plásticos: Robinson José da Silva, Mário Gravem Borges e Jadsonchic, Dalcio Machado, Paulo Branco, João Bosco, Synnöve Hilkner, Nale Simionatto, Renato Stegun, Lisa França e Rosana Amorim. Os jornalistas participantes são: Ronaldo Faria (introdução), Fabiano Ormaneze, Paulo Gonçalves, João Nunes, Patrícia Penzin, Felipe Zangari, Elizabete Morais Delfino, Zezé de Lima, Carolina Rodrigues, Manuel Alves Filho e Lalá Ruiz. A exposição vai até o dia 18 de outubro.
Primeira-dama Sandra Ciocci destacou participação de jornalistas e artistas (Foto Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Primeira-dama Sandra Ciocci destacou participação de jornalistas e artistas (Foto Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Outubro Rosa – O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.
Jornalistas e artistas que participaram da iniciativa (Foto Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Jornalistas e artistas que participaram da iniciativa (Foto Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Em Campinas, a programação vai contar com a Caminhada Laço Rosa, na Arautos da Paz/Taquaral, palestras, orientações, entre outras atividades. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Campinas, Sanasa, Transforma Campinas, Post It, Scotch-Brite, Symetria, Unimed, Band, EPTV, Rede Família, TVB, TV Câmara, VTV, Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Teatro Livraria da Vila, Avon, Ative Vida, Dimen, Franco do Amaral, Caism, Groove 19 e Ion Radioncologia.
Serviço:
Exposição “Vitoriosas”
Galleria Shopping no segundo piso, ao lado da loja MAC.
De 05/10 a 18/10 de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
Entrada Franca

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta