Projeto Samba da Vila está de volta em novo local: é a Campinas que dança
Quarteto de Cordas Vocais é a atração do Samba da Vila no dia 8 de outubro (Foto Divulgação)

Projeto Samba da Vila está de volta em novo local: é a Campinas que dança

O projeto Samba da Vila está de volta, para novamente colocar Campinas na dança. Iniciada em dezembro de 2016 e prestes a completar um ano de vida, a roda de samba do grupo Quarteto de Cordas Vocais (QCV) já passou por pontos tradicionais da Vila Industrial, como o Bacamarte Bar e a Estação Cultura. Dessa vez ela acontece no espaço Saberes e Sabores, no próximo domingo, dia 8 de outubro. O samba começa às 13 horas, mas a casa estará aberta a partir do meio-dia.

Segundo o jornalista Bruno Ribeiro, um dos produtores da roda, a proposta é circular por vários lugares do bairro, que é considerado um dos berços do samba campineiro. “A Vila Industrial é um bairro tradicional e com muita história. A ideia é apresentá-lo para pessoas de fora também – e o samba é uma ótima forma de fazer isso, sempre valorizando as paisagens históricas e o comércio local”, diz.

Bruna Volpi já se apresentou no Samba da Vila  (Foto Divulgação)

Bruna Volpi já se apresentou no Samba da Vila (Foto Divulgação)

Nas dez edições anteriores, o Samba da Vila recebeu convidados especiais como Bruna Volpi, Rodolfo Gomes, Edinho Silva, Andreia Preta e T. Kaçula, entre outros. Na próxima edição, além de sambas já consagrados, haverá um bloco dedicado a composições de autoria dos próprios integrantes do grupo. Se houver compositores presentes, o microfone estará aberto para participações. “Queremos incluir, cada vez mais, sambas de Campinas em nossas rodas, valorizando a produção local”, explica o violonista Adriano Dias, integrante do QCV.

Sobre o grupo

Com 22 anos de estrada, o Quarteto de Cordas Vocais – ou simplesmente QCV – é um dos mais antigos grupos de samba de Campinas em atividade. Foi o responsável, no início dos anos 2000, pelo movimento Revivendo o Samba, revelado nas rodas que aconteciam no Centro Cultural Evolução. O grupo acompanhou artistas como Nelson Sargento, Nei Lopes, Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila, Bezerra da Silva, Monarco da Portela e Moacyr Luz, entre outros. Seu primeiro CD “Pra Cantar a Batucada” foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira.

Sobre o espaço Saberes e Sabores

O Saberes e Sabores existe desde 2010 como um espaço de valorização e divulgação da culinária e cultura africana e afro-brasileira. Além de partir de uma base já reconhecida de pratos como caruru, xinxim de galinha, manguzá, canjica, acaçá, xerem, vatapá e acarajé, realiza também pesquisas e levantamentos de outros pratos, receitas e ingredientes da Culinária Africana e Afro-brasileira, suas histórias, mitologia, mitos e lendas, além da forma adequada de se servir cada prato. Durante a roda de samba, o Chef Marcelo Reis irá preparar um prato surpresa.

Serviço

O Quê: Samba da Vila – 11ª edição com o grupo QCV

Quando: Domingo (08/10), das 12h às 16h

Onde: Saberes e Sabores (Rua Garça, 43, Vila Industrial)

Quanto: R$ 10,00 (dez reais)

Mais informações

Bruno Ribeiro – (19) 98106-8929

Adriano Dias – (19) 99181-6146

Chef Marcelo Reis – (19) 99543-1772

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>