Gil Caldas, o olhar autoral para a fotografia de viagem
Gil Caldas trabalha na área publicitária e tem uma visão particular da fotografia de viagem (Foto Divulgação)

Gil Caldas, o olhar autoral para a fotografia de viagem

A fotografia de viagem é um dos ícones da sociedade contemporânea, marcada pela democratização do uso dos equipamentos visuais e pela proliferação da imagem, através das redes sociais. Parece que não há canto do planeta que ainda não foi clicado, reclicado e multiplicado. Essa banalização tem representado um enorme desafio para os profissionais que, por sua perspectiva diferenciada, tratam a fotografia como arte, meio nobre de expressão e difusão de ideias, e não como mero entretenimento. Pois em Gil Caldas, o novo destaque da Galeria Virtual ASN, a fotografia de viagem ganha um olhar autoral que brilha logo no primeiro contato.

Para Gil Caldas, além de forma de diversão, a fotografia de viagem é instrumento de aproximação com outras culturas e povos, com a forma como vivem e seu ambiente. “Mesmo estando no mesmo lugar, a vida é uma viagem, uma jornada”, afirma o fotógrafo nascido no Paraná e há mais de 30 anos vivendo no estado de São Paulo.

Nesta jornada, ele continua, “fotografar nos leva a vivências particulares que fazem o caminho menos linear. Independente da procura, com ou sem um motivo específico, com ou sem uma ideia desenvolvida em busca de um resultado, às vezes a fotografia se apresenta inevitavelmente.  E exatamente aí ela acontece”, completa o profissional.

“Tentando ser um mentiroso honesto (pois fotografia não é a representação de uma realidade, é uma mentira), e aguardando ainda o dia em que consiga se livrar das regras inerentes da formação comercial e conseguir somente capturar o que o tempo insiste em nos roubar diariamente”, Gil Caldas ainda assim acredita que uma imagem seja capaz de nos narrar um fato.

Esta percepção fica nítida na pequena amostra agora apresentada na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias. Fotos em preto e branco, que sempre dão uma abordagem mais documental e histórica para o objeto, pessoa ou lugar em foco. É um prazer saborear essas viagens proporcionadas por Gil Caldas.

O seu trabalho está voltado à fotografia profissional, atuando basicamente na área publicitária. Ele se declara fã de museus, de cozinhar e de “gente com bom humor”. Talvez fosse cozinheiro se tivesse que optar entre a profissão de fotógrafo, admite. Enquanto o aprimoramento continua, Gil Caldas participa de vários projetos, exposições e festivais de fotografia, nos quais desenvolve ideias autorais. Atualmente vive e trabalha em Campinas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>