Capa » Fotos » Gil Caldas, o olhar autoral para a fotografia de viagem
Gil Caldas, o olhar autoral para a fotografia de viagem
Gil Caldas trabalha na área publicitária e tem uma visão particular da fotografia de viagem (Foto Divulgação)

Gil Caldas, o olhar autoral para a fotografia de viagem

A fotografia de viagem é um dos ícones da sociedade contemporânea, marcada pela democratização do uso dos equipamentos visuais e pela proliferação da imagem, através das redes sociais. Parece que não há canto do planeta que ainda não foi clicado, reclicado e multiplicado. Essa banalização tem representado um enorme desafio para os profissionais que, por sua perspectiva diferenciada, tratam a fotografia como arte, meio nobre de expressão e difusão de ideias, e não como mero entretenimento. Pois em Gil Caldas, o novo destaque da Galeria Virtual ASN, a fotografia de viagem ganha um olhar autoral que brilha logo no primeiro contato.

Para Gil Caldas, além de forma de diversão, a fotografia de viagem é instrumento de aproximação com outras culturas e povos, com a forma como vivem e seu ambiente. “Mesmo estando no mesmo lugar, a vida é uma viagem, uma jornada”, afirma o fotógrafo nascido no Paraná e há mais de 30 anos vivendo no estado de São Paulo.

Gil Caldas_São Francisco do Sul - SantaCatarina

São Francisco do Sul – SantaCatarina

Nesta jornada, ele continua, “fotografar nos leva a vivências particulares que fazem o caminho menos linear. Independente da procura, com ou sem um motivo específico, com ou sem uma ideia desenvolvida em busca de um resultado, às vezes a fotografia se apresenta inevitavelmente.  E exatamente aí ela acontece”, completa o profissional.

“Tentando ser um mentiroso honesto (pois fotografia não é a representação de uma realidade, é uma mentira), e aguardando ainda o dia em que consiga se livrar das regras inerentes da formação comercial e conseguir somente capturar o que o tempo insiste em nos roubar diariamente”, Gil Caldas ainda assim acredita que uma imagem seja capaz de nos narrar um fato.

Gil Caldas_Santuário Nacional de Aparecida - Ap do Norte

Santuário Nacional de Aparecida do Norte

Esta percepção fica nítida na pequena amostra agora apresentada na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias. Fotos em preto e branco, que sempre dão uma abordagem mais documental e histórica para o objeto, pessoa ou lugar em foco. É um prazer saborear essas viagens proporcionadas por Gil Caldas.

O seu trabalho está voltado à fotografia profissional, atuando basicamente na área publicitária. Ele se declara fã de museus, de cozinhar e de “gente com bom humor”. Talvez fosse cozinheiro se tivesse que optar entre a profissão de fotógrafo, admite. Enquanto o aprimoramento continua, Gil Caldas participa de vários projetos, exposições e festivais de fotografia, nos quais desenvolve ideias autorais. Atualmente vive e trabalha em Campinas.

Gil Caldas_Grand Central Terminal - N. York-EUA

Grand Central Terminal – N.York

Gil Caldas_Mercado Municipal - Montevideo-URU

Mercado Municipal – Montevideo

Gil Caldas_Paso Cristo Redentor - Mendoza-ARG

Paso Cristo Redentor – Mendoza ARG

Gil Caldas_Catedral de Brasília - Brasília-DF

Catedral de Brasília

Gil Caldas_Praia Ondina - Salvador-BA

Praia Ondina – Salvador

Gil Caldas_Ramblas - Montevideo-URU

Ramblas – Montevideo

Gil Caldas_Bourbon Street - New Orleans-EUA

Bourbon Street – New Orleans

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>