Capa » Cidadania » Na contramão das ‘Black Fridays’, Campinas recebe a campanha ´Eu Uso Brechó`
Na contramão das ‘Black Fridays’, Campinas recebe a campanha ´Eu Uso Brechó`
Brechós: pela sustentabilidade (Foto Divulgação The Mix Bazar)

Na contramão das ‘Black Fridays’, Campinas recebe a campanha ´Eu Uso Brechó`

‘Brechós: mitos e verdades’ é o tema do bate-papo com entrada gratuita que acontece neste sábado, dia 2 de dezembro, em Campinas, como parte do projeto ‘Eu Uso Brechó’ de incentivo a sustentabilidade e ao consumo consciente. A iniciativa é do The Mix Bazar e Que Chuchu! Moda Vintage, que se juntaram na campanha ´Eu Uso Brechó´, lançada nesta semana em Campinas, na contramão da ultraconsumista e nada sustentável Black Friday.

Afinal, não é de hoje que se ouve falar sobre consumo consciente na moda, mas afinal, como é possível reduzir a geração de resíduos na indústria têxtil por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso? Você sabia que a peça mais sustentável é aquela que já existe pelo simples fato de já ter sido produzida? Ela só precisa de uma segunda chance.  E os brechós estão aí pra isso.

Essas e outras questões serão abordadas no bate papo no dia 2 de dezembro, às 10 horas, no The MIX Bazar que fica na rua Joaquim Gomes Pinto, 9, no bairro Cambuí, em Campinas (SP). ‘Brechós: mitos e verdades’ será conduzido pela consultora Patricia Sant Anna da Tendere – Pesquisa de Tendências e Soluções Criativas com a participação da proprietária do brechó Que Chuchu! Moda Vintage, Brígida Cruz e das proprietárias do brechó The MIX Bazar, Marcela Pacola e Fabiana Pacola Ius. O bate-papo é gratuito e qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de inscrição, limitado apenas à capacidade do espaço.

A campanha ´Eu Uso Brechó`, lançada esta semana, vai na direção contrária das ‘Black Fridays’ e tem como objetivo incentivar a prática da sustentabilidade através do uso de peças de segunda mão (brechós). A ideia, segundo Fabiana Pacola, uma das proprietárias do The Mix Bazar, é “mostrar que é possível se vestir de um modo bacana usando peças de brechó, forma de consumo que contribui para um planeta mais sustentável”.

A proposta, acrescenta Fabiana, visa fortalecer a conexão com pessoas que já são consumidoras de brechós para que elas se tornem multiplicadoras do conceito de reuso para amigos e familiares e incentivar às que nunca estiveram em um brechó a fazer uma visita pela primeira vez.

Serviço

‘Eu Uso Brechó’ –  Por um consumo mais consciente

Quando:  1/12 das 10h às 19h e 2/12 das 10h às 16h

Bate-papo com Patricia SantAnna: 2/12 das 10h às 12h – entrada gratuita

Onde: The MIX Bazar.  Rua Joaquim Gomes Pinto, 9, Cambuí, Campinas (SP)

A quem se destina: a todas as pessoas que estão buscando um modo de vida mais sustentável.

 

Sobre os participantes do projeto:

The MIX Bazar – O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa. Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, das exposições’ Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou o projeto ‘Fio da Meada – Encontros e Fios’ (2017) com exposição e performance da artista campineira Hellen Audrey, criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável e apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, Casa Plana (2016) e do livro Obras Comentadas de Andrés Hernández (2016). (https://www.facebook.com/themixbazar).

Patrícia Sant Anna – Doutora em História da Arte, Mestre em Antropologia Social e Bacharel em Ciências Sociais – modalidade Antropologia, todos pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. É pesquisadora-fundadora e líder do Grupo de Estudos em Arte, Design e Moda da Unicamp. Possui artigos e capítulos de livros publicados sobre arte, moda e design. Já foi coordenadora da pós-graduação em Negócios da Moda do Centro Universitário SENAC. Desenvolveu e foi coordenadora da pós-graduação em Negócios e Marketing de Moda da Faculdade Santa Marcelina. É Fundadora e Diretora de Pesquisa na TENDERE- Pesquisa de Tendências e Soluções Criativas. Tem destaque na área de pesquisa de moda e economia criativa devido a sua atuação como assessora e consultora em inteligência de mercado de moda e design estratégico para indústria criativa, Atuou como consultora de pesquisa curatorial no MASP para a exposição Arte na Moda, na qual também é responsável pelo texto do catálogo. É responsável pela organização do Fashion Revolution Week na cidade de Campinas-SP. (www.tendere.com.br) (https://www.facebook.com/TendereBR)

 

Brígida Cruz – Possui graduação e mestrado em História pela UNESP, ampla formação e experiência em pesquisa criativa de moda. Responsável pelo gerenciamento e pesquisa brechó de moda vintage e contemporânea: Que Chuchu! Moda Vintage. Pesquisadora de referências históricas e moda vintage na agência de pesquisa de tendências de moda e beleza- TENDERE. Docente da graduação em Moda da ESAMC. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Arte, Design e Moda (Unicamp), local em que desenvolve pesquisa sobre as referências históricas e vintage em processos criativos contemporâneos. Atua com brechós desde 2008 quando fundou o Que Chuchu! Moda Vintage! (https://www.facebook.com/quechuchu)
Marcela Pacola – Formada em Administração pela PUCCAMP e com MBA em Business pelo IBMEC-SP, fundou o brechó The MIX Bazar (TMB) em 2012. De lá pra cá, vem atuando fortemente na Economia Criativa e com eventos culturais. É responsável pela curadoria do TMB e vários eventos que acontecem dentro e fora do TMB, incluindo a Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes (www.facebook.com/feirasub). Depois de uma longa jornada pelo mundo corporativo tradicional, optou por atuar com economia criativa e projetos culturais. Acredita que os novos modelos de negócio desenvolvidos a partir da criatividade e da colaboração nos ajudarão a construir um futuro mais humano e sustentável. É colaboradora da Agência Social de Notícias com o blog ‘Desacomoda’.
Fabiana Pacola Ius – Formada em Jornalismo pela PUCCAMP, coordena o estúdio criativo do The MIX Bazar (TMB) onde é responsável por todas as campanhas de divulgação e eventos do TMB. É também uma das curadoras do TMB e da Feira SUB. Trabalha com design gráfico há mais de 20 anos e faz a assessoria de imprensa do TMB. Cada vez mais praticante do consumo consciente, da yoga e das práticas de meditação, acredita que a comunicação e o design são ferramentas importantes para disseminar o pensamento sustentável, impactando positivamente a vida de mais pessoas e, por consequência, do planeta. É colaboradora da Agência Social de Notícias com o blog ‘Desacomoda’.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta