Capa » Centros Urbanos » Roda de Jongo na Estátua da Mãe Preta marca Dia da Consciência Negra em Campinas
Roda de Jongo na Estátua da Mãe Preta marca Dia da Consciência Negra em Campinas
Mapa concebido pela Abong, com municípios que lembram oficialmente a morte de Zumbi dos Palmares

Roda de Jongo na Estátua da Mãe Preta marca Dia da Consciência Negra em Campinas

Uma roda de Jongo na Estátua da Mãe Preta marca nesta quinta-feira, 20 de novembro, a partir das 16 horas, o Dia Nacional da Consciência Negra em Campinas. A iniciativa é da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e já se tornou uma referência para a comunidade afro-brasileira de Campinas.

A Estátua da Mãe Preta está localizada em frente à Igreja de São Benedito, em um cenário muito próximo da comunidade negra local. A Estátua foi uma iniciativa da comunidade negra local, sendo inspirada naquela concebida pelo artista plástico paulistano Júlio Guerra (1912-2001) e instalada em 1955 no Largo do Paissandu, na capital paulista. A Igreja de São Benedito data de 1885, tendo sido construída nas proximidades do antigo cemitério dos escravos.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado a 20 de novembro, como lembrança da morte do líder Zumbi, do quilombo dos Palmares, em 1695. Nem todos os municípios brasileiros já oficializaram a data como feriado.

Zumbi foi escolhido como o grande símbolo da luta negra no Brasil em um congresso realizado pelo Movimento Negro Unificado em 1978, no auge da ditadura militar. Foi nessa época que se descobriu a data em que Zumbi foi morto. A luta para o reconhecimento da data durou anos, até que em 2011 a lei nº 12.519, de 10 de novembro, consagrou a lembrança da morte de Zumbi dos Palmares. A Associação Brasileira de ONGs (Abong) elaborou um mapa para identificar a localização dos municípios que já comemoram a data com feriado.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>