Capa » Blogs ASN » A artista visual Synnöve Hilkner é a nova colunista da Agência Social de Notícias
A artista visual Synnöve Hilkner é a nova colunista da Agência Social de Notícias
Synnöve Dahlström Hilkner, nova colunista na ASN (Foto Arquivo Pessoal)

A artista visual Synnöve Hilkner é a nova colunista da Agência Social de Notícias

Artista plástica, cartunista, escultora. A múltipla artista e ativista cultural Synnöve Dahlström Hilkner é a nova colunista da Agência Social de Notícias. A sua estreia será nesta quarta-feira, dia 4 de abril, no Blog Cultura Viva, novo espaço criado pela ASN para divulgar a produção, as ideias e expressões de nomes importantes da cena cultural de Campinas e região. Um painel para refletir as tendências, os dilemas e a complexidade da sociedade contemporânea, pelo olhar de artistas e outros protagonistas da multifacetada vida cultural.

Nascida na Finlândia, Synnöve reflete em sua obra o diálogo multicultural que marca a sua biografia. Suas raízes estavam evidentes, por exemplo, na Exposição Solitude em Movimento, que apresentou em julho de 2016 no Espaço Carlos Gomes da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas. Na mostra, criou um mundo novo, de cores transbordando da paleta e das telas, em azul de vários matizes, vermelho profundo e verde vibrante.

Como temática dominante naquela exposição, a bicicleta e as bailarinas. A vida em movimento, a vida que não cessa, a vida que segue em distintos tempos e lugares, como na vida da própria Synnöve, desde os 11 anos anos radicada em Campinas.

Formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas, vem se dedicando às artes visuais desde 1992, buscando aperfeiçoamento com mestres como Paulo Branco, Vera Ferro e Gonzalo Cárcamo. Já participou de exposições dentro e fora do país. Recentemente, fez a curadoria da mostra Humorosas – Arte e Humor, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (atualmente, em exposição no Ateliê Lisa França, no distrito de Sousas).

Como cartunista e caricaturista, participa desde 2013 do Salão Internacional de Piracicaba, tendo sido premiada em 2016. Também tem trabalhos selecionados para o seleto PortoCartoon, Portugal, em todas as edições, desde 2015, além de outros salões de humor.

Em 2017 Synnöve publicou o “Sketchbook Custom”, pela Editora Criativo e ilustrou a capa do livro “Batom, Lápis & TPM – Mulheres em traços”, de Camila Lelis, da Coleção AHA de Humor Gráfico.

É, claro, uma firme defensora da ampliação da participação feminina – e do maior reconhecimento do trabalho das mulheres – em salões de humor e outros eventos do mundo das artes visuais. É com este olhar crítico, sensível e refinado que a artista faz sua estreia amanhã, no Blog Cultura Viva, da Agência Social de Notícias.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

2 comentários

  1. Marília Cotomacci

    Parabéns, Synnöve! Notícia muito boa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>