Capa » Blog Cultura Viva » Marielle Presente: a estreia de Synnöve Hilkner como colunista da ASN
Marielle Presente: a estreia de Synnöve Hilkner como colunista da ASN
A artista visual Synnöve Hilkner (Foto Arquivo Pessoal)

Marielle Presente: a estreia de Synnöve Hilkner como colunista da ASN

Synnove_quadrado_500x521_CorCom o cartum Marielle Presente, a artista visual e cartunista Synnöve Dahlström Hilkner estreia hoje na plataforma de blogs da Agência Social de Notícias. A obra é uma homenagem à ativista política, feminista e socióloga Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro.

 

 

Marielle Presente (Por Synnöve Hilkner)

Marielle Presente (Por Synnöve Hilkner)

O cartum baseia-se na famosa obra de Eugène Delacroix (1798-1863), “Liberdade”.  Synnöve destaca a imagem de Marielle, vereadora do PSOL, como símbolo de luta. A ativista aparece carregando a bandeira com o símbolo dos Direitos Humanos em uma mão e uma rosa com espinhos na outra. As demais pessoas aparecem como desenhadas em cenas de crime, apenas circuladas.

 

Sobre Synnöve Hilkner

Finlandesa por nascimento e brasileira por amor, sou uma artista contemporânea e cartunista inquieta, que vive entre lápis e tintas para traduzir, em cores e movimentos, os desassossegos do cotidiano e assim, dar voz a temas que incomodam. Através da arte do humor, busco contribuir, nem que seja só um pouquinho, para um mundo mais justo.

3 comentários

  1. Salete Loural

    A Agência Social de Notícias não poderia ter feito melhor escolha. Synnove é uma grande artista, sensível, inteligente e, como ela própria diz, brasileira por amor. Linda e significativa obra para a sua primeira publicação.

Deixe uma resposta