Capa » Cidadania » Quarta edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem premia vencedores
Quarta edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem premia vencedores
Buda, premiado como o Melhor Espetáculo Jovem (Foto Divulgação)

Quarta edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem premia vencedores

‘O Dragão de Fogo’, ‘Histórias de Alexandre’ e ‘Skellig’ foram os maiores vencedores da cerimônia que marcou, na noite do último dia 2 de abril, segunda-feira, a premiação da quarta edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, faturando três troféus cada um. Destaques para Cristiane Paoli Quito, eleita Melhor Diretora por dois dos três espetáculos mais premiados da edição (‘Histórias de Alexandre’ e ‘Skellig’), e ‘O Dragão de Fogo’ como o Melhor Espetáculo Infantil. Já ‘Salve, Malala!’, da Cia. La Leche, levou o Prêmio Sustentabilidade pela peça em defesa da igualdade dos sexos, do direito à educação e do acesso irrestrito às escolas.

Em momento especial, Cássio Scapin – o eterno Nino do Castelo Rá-Tim-Bum – foi homenageado pela organização do Prêmio, por sua trajetória artística e contribuição à arte e cultura infanto-juvenil. A iniciativa elogiada pelo ator, diretor, produtor e autor Sérgio Mamberti, contou com a apresentação da jurada Beatriz Rosenberg, ex-diretora de programas infantis da TV Cultura e descobridora de Cássio.

O Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem é sucessor do renomado Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem que, após mais de 20 anos de sucesso e colaboração com o desenvolvimento do teatro, teve sua última edição em 2013. A Coca-Cola FEMSA Brasil segue como apoiadora da iniciativa com uso da Lei de Incentivo à Cultura (PROAC – ICMS), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Para compor a lista, foram avaliados 136 espetáculos e selecionados 88 espetáculos apresentados durante todo o ano de 2017, que tenham cumprido uma temporada com 12 apresentações. A difícil tarefa de escolher os melhores entre tantos excelentes trabalhos desenvolvidos coube ao corpo de jurados formado por Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa.

Wanessa Scabora, Chefe de Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, discorreu sobre a parceria e relevância do projeto ao longo de mais 20 anos de realização, “uma continuidade de um sonho que revela e reconhece talentos e enaltece a sustentabilidade como um todo também na arte”.

Luiza Jorge, da Academia de Arte e Cultura e organizadora do evento, ressaltou a importância do apoio e patrocínio da iniciativa privada em projetos voltados à educação e à cultura e de parcerias duradouras, “o que reforça o comprometimento com o incentivo à arte como vetor de desenvolvimento e inclusão social”. “Esta edição, mesmo diante das adversidades, conseguiu atrair mais de uma centena de produções de excelente qualidade”, completou a produtora.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores de cada categoria. Além do troféu, os ganhadores em ‘Melhor Espetáculo Jovem’, ‘Melhor Espetáculo Infantil’ e ‘Prêmio Sustentabilidade’ receberam R$ 10mil. Já as demais receberam R$ 5 mil cada.

AUTORIA DE TEXTO ORIGINAL

Fernanda Gama, Space Invaders

AUTORIA DE TEXTO ADAPTADO Angelo Brandini, Henriques
DIRETOR

Cristiane Paoli Quito,Skellig e Histórias de Alexandre 

CENOGRAFIA

Marisa Bentivegna, Gagá, Buda e Skellig

FIGURINO

Fause Haten, O Dragão de Fogo

ILUMINAÇÃO

Grissel Piguillem, A Princesinha Medrosa

TRILHA MUSICAL ORIGINAL

Jonathan Silva, Eleguá, Menino e Malandro

TRILHA MUSICAL ADAPTADA

Felipe Gomes Moreira e Thomas Huszar, Histórias de Alexandre

MELHOR ATOR

Fabricio Licursi, Skellig

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Esio Magalhães, O Dragão de Fogo

MELHOR ATRIZ

Thais Pimpão, Vou-Eu

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Melissa Teles Lôbo, João o Alfaiate – Um Herói Inusitado

REVELAÇÃO

Marcello Airoldi – Autor/Mequetrefe Sorrateiro

PRÊMIO ESPECIAL

Grupo 59 de Teatro, pelo domínio criativo dos recursos de narração de histórias do espetáculo Histórias de Alexandre

MELHOR PRODUÇÂO

XPTO, Grandes Verdades num Copo Cheio de Vento

MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL

O Dragão de Fogo

MELHOR ESPETÁCULO JOVEM

Buda

PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE

Cia. La Leche, por encenar o espetáculo Salve, Malala! como um libelo em defesa da igualdade dos sexos, do direito à educação e do acesso irrestrito às escolas

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta