Capa » Comportamento » Professor da USP debate impacto dos meios eletrônicos na vida das crianças
Professor da USP debate impacto dos meios eletrônicos na vida das crianças
Professor Valdemar W. Setzer (Foto Divulgação)

Professor da USP debate impacto dos meios eletrônicos na vida das crianças

“A organização social antroposófica e sua aplicação individual” será o tema da palestra do professor titular sênior do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de São Paulo (USP) Valdemar W. Setzer no dia 21 de abril, sábado, às 10 horas, na Escola Associativa Aldeia Akatu, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Setzer é conhecido pelos alertas que tem feito sobre os impactos negativos dos meios eletrônicos no desenvolvimento e na vida social das crianças. Já concedeu muitas entrevistas sobre o tema, inclusive nos programas Roda Vida e Provocações, ambos da TV Cultura. Ele propõe reflexões profundas sobre esse momento da sociedade e sobre como o homem precisa estar consciente das implicações sociais desencadeadas pela tecnologia.

Seguindo uma pedagogia baseada no ser humano, a Escola Associativa Aldeia Akatu oferece aos pais, educadores e pessoas interessadas no tema uma reflexão a respeito da relação entre os impactos dos meios eletrônicos e o desenvolvimento do ser humano. A palestra sobre organização social alinha-se com a proposta da escola, que segue a Pedagogia Waldorf, fundamentada na Antroposofia – um método de conhecimento do ser humano e da natureza introduzido pelo austríaco Rudolf Steiner no início do século XX. O casal poderá participar da palestra e ainda levar os filhos, com monitores no local para ficar com eles.  

A Pedagogia Waldorf procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, emocional, espiritual, intelectual e artístico dos alunos, com o objetivo de desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

Uma de suas características marcantes é o fato de não se exigir do aluno o cultivo precoce do pensamento abstrato. As aulas são um preparo para a vida, a fim de que cada um, dentro da sua autonomia, tenha capacidade para lidar com a vida adulta com criatividade, flexibilidade, capacidade de questionamento e responsabilidade.

Mais sobre Valdemar W. Setzer

Professor titular aposentado, mas ainda ativo no Departamento de Ciências da Computação da USP. É autor de 12 livros técnicos e educacionais no Brasil e no exterior. Tem ministrado inúmeras palestras sobre temas educacionais, filosóficos e técnicos. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Sociedade Antroposófica no Brasil. Mais detalhes, artigos e entrevistas em seu site: www.ime.usp.br/~vwsetzer

Serviço:

Palestra: A organização social antroposófica e sua aplicação individual 
Data: 
21/04 –  sábado, das 10h às 12h.
Local: Escola Associativa Aldeia Akatu – Rua João Batista Grigol, 80 A – Barão Geraldo, Campinas.
Contribuição: Gratuito ou R$ 30 (individual) e R$ 50 (casal). Haverá monitora para ficar com as crianças pequenas, por isso é necessário confirmar presença.


Informações: (19) 3287-6761 e 99643-7381(WhatsApp).

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta