Capa » Cidadania » Jane Valente recebe Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns pelo trabalho com a infância
Jane Valente recebe Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns pelo trabalho com a infância
Jane Valente recebe o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns (Foto Divulgação)

Jane Valente recebe Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns pelo trabalho com a infância

A assistente social Jane Valente, de Campinas, recebeu nesta terça-feira, dia 24 de abril, em Forquilhinha (SC), o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância. Indicada pela Pastoral da Criança, jane Valente integra o grupo de dez pessoas, entre brasileiros e estrangeiros que, com seu trabalho, contribuem de forma significativa para a garantia dos direitos da primeira infância. A entrega do Prêmio aconteceu durante o Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância, realizado na cidade natal de Zilda Arns, a grande médica e humanista falecida em 12 de janeiro de 2010, em função do terremoto no Haiti.

O Seminário, que será encerrado amanhã, é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Forquilhinha, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Pastoral da Criança.  Jane Valente é autora de “Família Acolhedora – As relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento”, editado em 2014 pela Paulus e que é fruto de sua tese de doutorado.

Jane Valente é referência nacional e internacional em serviços de acolhimento familiar (Foto Martinho Caires)

Jane Valente é referência nacional e internacional em serviços de acolhimento familiar (Foto Martinho Caires)

 

A obra é referência em ações de acolhimento para municípios e estados brasileiros. O livro trata da experiência do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Campinas, o programa Sapeca. Entre 2013 e 2016 Jane Valente foi secretária municipal de Cidadania e Assistência Social de Campinas. Atualmente coordena o processo de construção do Plano Primeira Infância Campineira (PIC).

Jane Valente foi uma das coordenadoras do III Colóquio Internacional sobre Acolhimento Familiar, realizado em dezembro de 2014, em Campinas, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), no Jardim Chapadão, com a participação de mais de 600 delegados de 19 países, incluindo todos estados brasileiros e Distrito Federal (ver cobertura na Agência Social de Notícias aqui)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta