Capa » Cultura Viva » As Múltiplas Linguagens de Lícia Chaves na Galeria Virtual ASN
As Múltiplas Linguagens de Lícia Chaves na Galeria Virtual ASN
Lícia Chaves - Foto Heitor Chaves

As Múltiplas Linguagens de Lícia Chaves na Galeria Virtual ASN

Ela trabalha com vários materiais e diversas linguagens. A arte multifacetada e refinada de Lícia Chaves está em destaque a partir desta sexta-feira, dia 11 de maio, na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.

Lícia Chaves é artista visual nascida no Rio de Janeiro, onde se graduou em Administração de Empresas e paralelamente deu início à sua formação artística. Mudou-se para a região de Campinas em 1992 e passou a se dedicar integralmente à arte a partir de 2002, aprofundando seus conhecimentos, explorando e aprimorando várias linguagens na arte contemporânea.

Prioriza em seus manifestos visuais a matéria, o espaço e o processo como principais vetores geradores de comunicação e formas de transitar no mundo, construindo suas obras a partir de experimentações de materiais que capturam gestos, pulsações, ritmos e que atuam como registro de sentimentos, sensações, memórias e reflexões.

Tendo como primeira expressão o desenho, trabalha também colagens, aquarelas, pinturas, transitando entre monotipias em papel, de movimentos delicados, e a madeira, que arranha e sulca em movimentos vigorosos.

Atualmente, desenvolve obras em areia, explorando sua força mineral e devolvendo-a à sua origem em manguezais que emergem de memórias afetivas e imaginadas, também traduzidas em figuras provocadoras de emoções e percepções.

Sua série mais recente compreende obras em papel vegetal, cuja leveza e translucidez sugerem travessias e pontos de passagem ao incorporarem a luz do entorno, em planos sobrepostos ou não, evocando na imagem aquilo que nela literalmente não está, reafirmando, assim, a imagem como potência construtora e reconfiguradora de regimes, ordens discursivas e visibilidades.

A artista inaugurou no último dia 5 de maio a exposição “Do que é real só se percebe reflexos”, na galeria da Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, em Campinas. A exposição, que pode ser visitada até o dia 01º de agosto, ocupa toda a galeria central e a Sala Almeida Prado.

A Rabeca Cultural, que se consolida cada vez mais como um dos mais ativos espaços de diferentes artes em Campinas e região, está localizada na avenida dona Maria Franco Salgado, 250, em Sousas. A exposição de Lícia Chaves poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados das 9h às 12h.

 

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

Lícia Chaves

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Um comentário

  1. Fabiana Pacola

    Belo trabalho, Lícia ! Parabéns !

Deixe uma resposta